Capacitação reúne profissionais da Saúde para tratar hepatites virais

28/07/2025 17:17
Vanessa Conte / SMS / PMPA
Capacitação reúne profissionais da Saúde para tratar hepatites virais
Vacina e teste rápido estão disponíveis nas unidades de saúde

Atualizar os profissionais da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a respeito das hepatites virais está entre os objetivos de capacitação realizada nesta segunda-feira, 28, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal. O encontro reúne cerca de cem pessoas e marca o dia mundial de prevenção das hepatites virais: 28 de julho. 

O hepatologista Eduardo Emerim, da Coordenação de Atenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da SMS, destacou o aumento de casos de hepatite A em Porto Alegre, que chega a 263%: de 11 casos, em junho de 2024, para 40, em junho deste ano. A maioria são homens (58%) com idade média de 37 anos. Os dados da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis são preliminares e sujeitos a revisão.

O aumento de casos motivou o envio de nota informativa aos profissionais da rede municipal de saúde. O protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas da hepatite B crônica foram apresentados pelo gastroenterologista do Serviço de Atendimento Especializado em Hepatites Virais Santa Marta, Davi Arthur Storck Kuhn. Nesse caso, a vacinação é a principal forma de prevenção. Tanto a vacina quanto o teste rápido estão disponíveis para toda a população nas unidades de saúde. 

Emerim abordou ainda a hepatite C crônica, ressaltando a importância da testagem, em especial para grupos de risco. Como forma de ampliar o diagnóstico, a SMS desenvolve o programa Teste e Trate, que atua junto a populações mais vulneráveis ao vírus, como pessoas privadas de liberdade, população em situação de rua e idosos em instituições de longa permanência.

A hepatite C tem tratamento pelo Sistema Único de Saúde. O teste rápido está disponível para toda a população nas unidades de saúde e nas unidades de Serviço de Atendimento Especializado (SAE). 

Julho amarelo – A campanha foi criada para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins