Residencial Nova Vida atende em novo endereço a partir de agosto
A partir de agosto, o Residencial Terapêutico Nova Vida será transferido para um novo endereço no mesmo território de saúde, na rua Maestro Mendanha, a quatro quadras da localização atual. A mudança integra um conjunto de melhorias na rede de saúde mental da Capital, que inclui a abertura de cinco novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo dois infantis e três adultos, e as duas primeiras Unidades de Acolhimento ligadas aos Caps Ãlcool e Drogas (Caps AD).
Com 35 anos de atuação, o Nova Vida é referência no acolhimento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes que estiveram em longa internação psiquiátrica. Oferece moradia protegida com cuidado profissional, vÃnculo afetivo e foco na autonomia e reinserção social dos moradores.
O novo imóvel, que passa a ser gerido por meio de parceria com a Associação Hospitalar Vila Nova, foi selecionado via edital 014/2023 por se adequar melhor ao conceito de casa, elemento essencial ao modelo de atenção psicossocial. O prédio atual tem caracterÃsticas mais próximas de um equipamento de saúde, o que se afasta da proposta original do serviço. A contratação da nova gestão inclui a estrutura do imóvel e a manutenção do acolhimento com qualidade e continuidade.
A diretora da Atenção Primária à Saúde, Vânia Frantz, destaca a construção do processo. "O diálogo com os moradores e com a comunidade é constante. A mudança está sendo preparada com respeito, cuidado e transparência. A nova casa já foi apresentada aos usuários, que permanecerão acompanhados pela mesma rede de saúde e terão profissionais de referência contratados para seguir com o trabalho", afirma.
Atendimento - O Nova Vida conta com dez moradores, que levarão consigo os pertences e móveis pessoais para manter vÃnculos afetivos e sensação de pertencimento. Os 12 servidores públicos atualmente em exercÃcio na unidade serão realocados para outros serviços da rede de atenção primária, fortalecendo a assistência territorial.
Estrutura - Hoje, a Capital conta com nove residenciais: Nova Vida, Lar da Amizade, Refúgio do Coração, A Grande FamÃlia, 18 de Maio, D. Yvone Lara, Paulo Freire, Nise da Silveira e Nosso Lar.
Bianca Dilly