Ambulatório Trans faz primeiros atendimentos em novo endereço

14/09/2022 09:51
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Novo local possibilitou ampliação do espaço físico e da equipe

Nesta quarta-feira, 14, o Ambulatório Trans de Porto Alegre completa duas semanas de atendimento em novo endereço, no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico). No período, foram realizados cerca de cem atendimentos médicos e de enfermagem, entre acolhimentos, consultas e procedimentos, além de acompanhamentos multiprofissionais. Um total de 30 novos usuários acessou o serviço.

Após funcionar por três anos no Centro de Saúde Modelo, o novo endereço possibilitou ampliação do espaço físico e da equipe. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Ambulatório Trans disponibiliza atendimento integral para homens e mulheres trans e travestis residentes em Porto Alegre – consultas, exames, hormonização, grupo de convivência, acolhimento e encaminhamentos. 

“Ao completar três anos de atuação, era necessário qualificar o atendimento, pois a população trans da Capital merece esse cuidado”, afirma a coordenadora de políticas públicas da Atenção Primária, Elaine Oliveira Soares. Conforme a coordenadora do ambulatório, Gabriela Tizianel, observou-se uma grande procura de mulheres trans e travestis, majoritariamente. “Geralmente mais vulnerável, esse grupo costumava ter mais dificuldade em acessar o Modelo”, diz a médica.

O atendimento agora ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, totalizando 30 horas. O espaço foi totalmente remodelado para receber o serviço. A estrutura tem recepção, três consultórios, sala de procedimentos, sala de convivência com capacidade para até 30 pessoas e sala de trabalho com computadores.

A equipe fixa é composta por duas médicas, enfermeira e técnico de enfermagem. Além disso, há suporte de mais um médico, nutricionista, duas assistentes sociais, psicólogo e farmacêutico. A dispensação de medicamentos é realizada diariamente. O agendamento das consultas pode ser feito no WhatsApp (51) 9506-9632 ou por demanda espontânea.  

Ambulatório Trans – Novo endereço:
Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 1º andar, Centro Histórico)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
WhatsApp (51) 9506-9632
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes