Prefeito destaca oportunidade para vivência de experiências diferentes
Começa nesta segunda-feira, 24, a Semana da Espanha em Porto Alegre. O evento integra o calendário das Semanas Internacionais e traz atrações como palestras, seminário, concerto, mostra de cinema espanhol, economia e negócios para a capital gaúcha. O projeto foi lançado em setembro de 2018 e terá cerca de 15 países realizando o intercâmbio das nações com a cidade. A Semana da Espanha vai até o domingo, 30.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca que esta é uma oportunidade para que os porto-alegrenses vivenciem experiências diferentes e também um ambiente propício a parcerias, investimentos e negócios. “Queremos ampliar as nossas relações com este país, gerando resultado recíproco tanto para moradores da cidade, como para empresas daqui e da Espanha”, frisou.
No Rio Grande do Sul, a presença espanhola sempre foi muito marcante. Cerca de três mil espanhóis residem em Porto Alegre. O território gaúcho já foi de possessão espanhola nos tempos coloniais, e a volatilidade passada das fronteiras entre Brasil, Uruguai e Argentina foram determinantes da formação cultural e econômica do gaúcho e do porto-alegrense. O embaixador Fernando Garcia Casas diz que “há muita esperança no Brasil”. Sobre Porto Alegre, o embaixador assegurou que
Ricardo Giusti/PMPA
Programação inclui palestras, seminário, concerto, cinema espanhol e negócios
está empenhado em apoiar a agenda da capital gaúcha na área do desenvolvimento.
A economia espanhola é uma das mais abertas na região do euro. Também é uma das economias com maior internacionalização de produtos financeiros e serviços. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, destaca a área de tecnologia espanhola. “Barcelona é exemplo de inovação e tem inspirado Porto Alegre em seu Pacto pela Inovação, o Pacto Alegre.”
O secretário adjunto de Estado da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, fala sobre a proximidade cultural que o Estado tem com a Europa. “Ousadia, coragem, pujança e empreendedorismo também são fatores que unem Porto Alegre à Espanha. Que esta integração seja cada vez mais fortalecida”, salienta. O vereador e vice-presidente da Câmara, Reginaldo Pujol, completa, destacando que Porto Alegre fica mais alegre ao receber este evento.
Já foram realizadas também as semanas da Irlanda, de Línguas Alemãs, Israel e Uruguai.
Participaram do lançamento da Semana da Espanha o vice-prefeito Gustavo Paim; o consul-geral da espanha Francisco de Asís Benites Salas; o diretor do Instituto Cervantes, José Vicente Ballester; os vereadores Dr. Goulart e Nessir Tessaro; os cônsules da Argentina Jorge Perren, do Uruguai Liliana Buonomo, da Itália Roberto Bortot e do Equador Fernando Quintana; coordenador de Relações Internacionais e Federativas, Rodrigo Corradi; diretor de Turismo Leandro Balardin; presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Rodrigo Bueno Prestes da Silva; relações institucionais da PUC, Solimar Amaro, e representante do Centro Espanhol, Emilio Francisco Rozado Rivero.