Paço Municipal recebe maquete do Viaduto Otávio Rocha

02/04/2025 17:36

Quem visitar o Paço Municipal de Porto Alegre vai encontrar uma maquete de três metros no acesso principal do prédio. Trata-se da versão reduzida do Viaduto Otávio Rocha, em revitalização. O projeto tridimensional traz detalhes da estrutura, paisagismo, acessibilidade e iluminação.

A entrega da maquete faz parte do contrato da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) com a empresa Concrejato Engenharia, responsável pela execução da reforma na elevada. “As pessoas poderão ter a dimensão geral, nos mínimos detalhes, do viaduto que é tão representativo para Porto Alegre. Essa é uma obra de arte muito importante para a cidade”, explica o secretário André Flores.

Após a conclusão das obras, a maquete ficará exposta no Memorial do Viaduto, localizado em uma das lojas do nível da avenida Borges de Medeiros. No espaço, a população poderá conhecer a história da obra e sua importância para a cidade. 

“É com grande satisfação que começamos a exibir ao público a maquete do viaduto histórico, uma beleza arquitetônica. Também é um convite para que todos valorizem cada vez mais o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade”, comenta a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte.

Revitalização - Com 75% das obras concluídas, a revitalização do Viaduto Otávio Rocha deve ser entregue à população no final de 2025. O trabalho está concentrado no restauro das fachadas e na finalização das 31 lojas, situadas no prolongamento da Borges de Medeiros. O investimento soma R$ 16,1 milhões.

História - O Viaduto Otávio Rocha, entre as ruas Coronel Fernando Machado e Jerônimo Coelho, foi construído a partir de 1928 e entregue à população em 1932. A elevada recebeu apenas duas intervenções de recuperação ao longo dos anos: em 1998 e 2010. Em 1988, o local foi protegido legalmente pelo tombamento municipal.

A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial.
 

 

Hosana Aprato

Cristiano Vieira