Operações de blitz flagram condutores sem habilitação nesta terça-feira

05/08/2025 19:47

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificou as operações de rotina de fiscalização e flagrou nesta terça-feira, 5, em duas operações de blitz, 15 condutores com problemas relativos à habilitação, que ofereciam risco à circulação nas vias de Porto Alegre. Na parte da manhã, em ação conjunta com os policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, foram flagrados de uma só vez nove motoristas sem habilitação, enquanto pela tarde, com apoio do 20º BPM, foram identificados outros seis condutores não habilitados, na avenida Manoel Elias, no no bairro Jardim Leopoldina.

“Conduzir sem habilitação é um dos principais fatores que contribuem para as mortes no trânsito, pois, ao não possuírem o preparo técnico e legal para conduzir veículos com segurança, esses condutores estão mais propensos a cometer infrações graves. A EPTC está atenta e vai intensificar a fiscalização com rigor, com o objetivo de coibir estes excessos que colocam vidas em risco nas ruas de Porto Alegre”, ressalta Pedro Bisch Neto, diretor-presidente da EPTC.

Um destes condutores foi flagrado com a habilitação suspensa por embriaguez ao volante em uma motocicleta com 48 infrações registradas e débitos de mais de R$ 26 mil. A infração é gravíssima, com multa de R$ 880,41 (três vezes o valor da infração). Além destas penalidades, o condutor flagrado ao dirigir durante o período de suspensão pode ter a CNH cassada e ficar dois anos impedido de dirigir. Após esse período, deverá recomeçar todo o processo de habilitação, desde o curso teórico.

Nas ações foram abordados 108 veículos, dos quais 62 foram autuados por diversas irregularidades e 18 recolhidos. Entre os condutores foram identificados dez sem CNH, três com o documento vencido e dois suspensos. Além destes, quinze Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) foram restringidos.

As operações de blitz realizadas pela EPTC têm como principal objetivo fiscalizar veículos e condutores irregulares para garantir a segurança viária. A presença ostensiva dos agentes em pontos estratégicos contribui para a redução das infrações de trânsito, reforça a fiscalização e previne os sinistros de trânsito, especialmente em regiões com alto fluxo de veículos e histórico de irregularidades.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins