Primeira semana do Transporte Solidário registra quase 500 passageiros
Na primeira semana de operação do Transporte Solidário, entre os dias 19 e 25 de junho, a iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre conduziu 493 passageiros em 18 viagens realizadas, com média de 28 pessoas por veÃculo em cada trajeto. O serviço foi criado para facilitar o deslocamento de pessoas em situação de rua acolhidas durante a Operação Inverno até abrigos e unidades de atendimento social da Capital.
"A mobilidade também é um instrumento de cuidado social. Assim como a Central de Transporte foi essencial durante o perÃodo da enchente, com o Transporte Solidário, garantimos, através de um deslocamento eficiente, que a polÃtica de acolhimento chegue a quem mais precisa e ajude estes cidadãos na superação da vulnerabilidade em que se encontram", destaca Adão de Castro Júnior, secretário municipal de Mobilidade Urbana.
“Esta é uma estratégia fundamental da Operação Inverno para garantir que as pessoas acolhidas tenham acesso seguro e digno aos serviços da nossa rede. Essa iniciativa permite que os atendimentos aconteçam de forma contÃnua, com mais eficiênciaâ€, afirma o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
A Linha Solidária 1, que faz o trajeto entre o Ginásio do Demhab, no bairro Santana, e o Centro Pop 1, na avenida João Pessoa, realizou 14 viagens nesse perÃodo, com uma média de 30 passageiros por trajeto, somando 420 pessoas transportadas.
Já a Linha Solidária 2, que atende os albergues da Zona Norte e o abrigo da rua Comendador Azevedo, com destino aos Centros Pop 2 e 3, registrou quatro viagens, com média de 19 passageiros por viagem e um total de 73 pessoas atendidas.
Transporte Solidário - A ação conjunta das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e de Assistência Social tem apoio das empresas de ônibus que operam em Porto Alegre. Os veÃculos circulam diariamente, nos turnos da manhã e da noite, garantindo acesso aos serviços da rede de proteção e acolhimento da cidade.
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Gilmar Martins