Ônibus elétrico articulado opera em período de teste na Restinga

10/02/2025 17:24
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Veículo tem 21,5 metros de comprimento e capacidade para até 150 passageiros

Utilizado em período de teste no transporte público da Capital, o primeiro ônibus elétrico articulado a circular na cidade passou a atender o bairro Restinga a partir desta segunda-feira, 10. Antes, o veículo da Caio Eletra havia circulado por nove dias na linha 398 - Pinheiro, na Zona Leste, onde transportou 3.873 passageiros em 65 viagens, com 1.438 quilômetros rodados. 

Agora, atende a linha 110 - Restinga Nova Via Tristeza, na Zona Sul. Nessa rota, são transportados, diariamente, 7,4 mil passageiros em um trajeto de 53,2 quilômetros (ida e volta), entre o Terminal Nilo Wulff, na avenida Economista Nilo Wulff, na Restinga Nova, e o terminal da avenida Loureiro da Silva, próximo da Câmara Municipal, no Centro. A linha será atendida pelo veículo até sexta-feira, 14.

“Continuamos a avaliar o desempenho operacional desse veículo de alta capacidade em mais um itinerário, com características distintas das do anterior. Queremos proporcionar aos passageiros de toda a cidade uma experiência inovadora, sustentável e eficiente com esses ônibus 100% elétricos, o que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo“, afirma o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão Castro Júnior.

Veículo - O e-Bus Articulado de 21,5 metros de comprimento, com capacidade para até 150 passageiros, é fabricado no Brasil com chassi Mercedes-Benz e bateria WEG com autonomia de 220 quilômetros. Possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para recarga de aparelho celular, acessibilidade universal com espaço para duas cadeiras de rodas e suas baterias podem ser recarregadas em quatro horas.

Chamamento - A iniciativa integra o programa Mais Transporte, que busca qualificar o serviço prestado aos passageiros. O ônibus elétrico articulado atende ao edital de chamamento público da SMMU, publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), para apresentação, análise e testes de soluções inovadoras com foco nos fabricantes de veículos elétricos que tenham interesse em demonstrar a tecnologia na frota da Capital.

Governo Federal - A SMMU já submeteu ao Governo Federal um projeto junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para renovação da frota e aquisição de ônibus elétricos, com previsão de investimento de R$ 1 bilhão.

Gustavo Roth

Samuel Bizachi