Nova ciclovia na avenida Wenceslau Escobar amplia conexões na Zona Sul

17/12/2025 17:10
Gustavo Roth EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Novo trecho permite o deslocamento seguro até o Centro em mais de 10 km de infraestrutura cicloviária

A Prefeitura de Porto Alegre concluiu a implantação da ciclovia da avenida Wenceslau Escobar, no trecho entre a Praça da Tristeza (Praça Comendador Souza Gomes) e a avenida Coronel Massot. Com 1,5 km de extensão, a nova estrutura é resultado de contrapartida de um grande empreendimento instalado na região e representa mais um avanço na qualificação da mobilidade urbana da Zona Sul.

A ciclovia integra-se diretamente à malha cicloviária existente, conectando-se às estruturas das avenidas Diário de Notícias, Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva. Ciclistas que saem do bairro Tristeza podem se deslocar pela orla até o Centro Histórico, em um percurso de 10,3 km, utilizando exclusivamente infraestrutura cicloviária contínua e segura. Somadas todas as rotas, Porto Alegre passa a contar com 95,33 km de ciclovias.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, destaca a expansão da malha cicloviária como parte estratégica do compromisso de Porto Alegre com soluções sustentáveis e alinhadas às tendências internacionais. "As principais cidades europeias têm investido fortemente na promoção da mobilidade ativa, transformando espaços urbanos para tornar o deslocamento mais eficiente, saudável e de baixo impacto ambiental. É esse caminho que Porto Alegre está seguindo: criar mais opções seguras para quem deseja pedalar, reduzir a dependência do automóvel e qualificar a experiência urbana", afirma.

A obra reforça o movimento da cidade em direção a um modelo de mobilidade inspirado em iniciativas consolidadas em capitais como Amsterdã, Paris e Copenhague, onde políticas públicas priorizam deslocamentos por bicicleta, redes cicloviárias integradas e a humanização do espaço viário.

Rede Cicloviária - O mapa com a localização de todos os trechos da rede cicloviária implantada na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade, em eptctransparente.com.br. 

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins