EPTC promove curso de mecânica para mulheres
Quando um casal vai comprar um carro, segundo vendedores de revendas, a última palavra é quase sempre das mulheres. Nos Estados Unidos, pesquisas apontam que elas influenciam diretamente na compra de 85% dos veículos comercializados. Aqui no Brasil, a influência já é de 58%. Pois as mulheres, também, estão cada vez mais conquistando um espaço que, até bem pouco tempo, era quase que exclusivamente dominado pelos homens: mecânica para automóveis. Exemplo disto está no Curso de Mecânica para Mulheres, promovido gratuitamente pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por intermédio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), realizado em mais uma edição na manhã desta quarta-feira, 10, com apoio do Grupo Autosul. Logo após anunciado na mídia, em apenas um dia foram preenchidas todas as 40 vagas disponibilizadas. A procura foi tanta que a EPTC até já abriu um novo evento, programado para maio. Informações pelo email educ@eptc.prefpoa.com.br, ou pelo fone 32894486 / 4487.
O curso, inserido no contexto do Programa Mulher em Foco, contou com a palestra da consultora técnica da Autosul, Elaine Rotert, que abordou questões básicas de manutenção dos veículos, assunto que teve prosseguimento prático no setor de inspeção veicular da EPTC. As alunas foram recebidas na empresa pelo diretor-presidente interino, Fabio Berwanger Juliano, acompanhado pela chefe de gabinete, Giovana Albo Hess ; pelo coordenador da CEM, Diego Marques, e pela agente Luciana Pereira, igualmente participante da equipe de educação da EPTC.
No contexto geral, o conteúdo programático do Curso de Mecânica para Mulheres desenvolvido pela EPTC aborda questões básicas sobre os seguintes temas: suspensão, lubrificação, elétrica, freios, refrigeração, transmissão, pneus, luzes do painel e funcionamento do motor, entre outras questões. Segundo dados do Detran-RS, são 271.945 (39%) mulheres habilitadas para conduzir veículos em Porto Alegre e 424.594 (61%) homens.
Depoimentos - Joice Della Flora, há 19 anos na área de administração do Grupo Autosul, falou às alunas sobre a fase dos novos carros para as novas mulheres: “As mulheres de hoje estão cada vez mais interessadas em todas as questões que envolvem carros, desde a compra dos veículos até resolver problemas de manutenção. Na compra, enquanto os homens se preocupam principalmente com a potência dos motores, elas ficam bem mais atentas e direcionadas às características gerais dos carros, como o design, elegância e conforto. Diante desta realidade, a nova safra de carros já dispõe de espelhinhos localizados também do lado do condutor, espaço das maçanetas mais profundos para não quebrar as unhas, entre outros itens. Afinal, queremos ser cada vez mais competentes, mas sem perder a elegância e o charme”.
Uma das alunas do curso, Anajara Fischer, bancária aposentada, ficou empolgada com a oportunidade proporcionada pela EPTC: “Foi uma ótima oportunidade para nós, mulheres, de um aprendizado geral sobre questões básicas de mecânica. Estes conhecimentos nos garantem mais segurança no dia a dia do trânsito, até para enfrentarmos situações inesperadas”. Presente no evento, a psicóloga Patrícia Lemos Kayser falou sobre sua experiência de dez anos junto aos Centros de Formação de Condutores: “Claro que também tem mulheres agressivas no trânsito. Mas, pela minha experiência de muitos anos como analista comportamental, posso afirmar que a mulher é, em geral, mais cautelosa do que o homem no trânsito. A maternidade, a preocupação com a segurança da família, com o bem estar dos filhos, contribui neste aspecto”.
Gilmar Martins