Mais de 90% do Loteamento Vila Vale do Salso I já foi regularizado

07/04/2022 11:51

O processo de regularização fundiária no Vale do Salso I, no bairro Restinga, está perto de chegar ao fim. Nesta quarta-feira, 6, mais sete famílias receberam seus títulos de propriedade, na sede da Associação dos Moradores do Vale do Salso. Até agora são 82 lotes regularizados, o que representa 90% da demanda. O processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) começou em 2019 na região e esta é a quarta entrega desde então.  

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ressaltou a importância do apoio da comunidade para que a regularização aconteça. “O nosso trabalho só ocorre com o apoio de vocês, moradores. Todo o processo de Reurb só é possível quando as famílias também abraçam a causa. O título de propriedade dá mais conforto para as próximas gerações, garantindo uma moradia digna e regularizada,” ressalta o secretário. 

A regularização da Vila Vale do Salso I foi premiada com o Selo de Mérito Nacional 2019, na categoria projetos voltados à produção de habitação de interesse social. A premiação ocorreu durante o 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Foz do Iguaçu, no Paraná. 

O processo de regularização fundiária começou em 2002, com ações do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), como levantamentos, laudos ambientais e o cadastro socioeconômico de famílias moradoras de 285 lotes, com baixo grau de escolaridade e renda inferior a dois salários-mínimos. Com dimensão territorial superior a 123 mil metros quadrados, a área foi dividida e será entregue em duas fases (Vale do Salso I e Vale do Salso II e III). 

Com a entrega no Vale do Salso I, a prefeitura chega a 1.082 matrículas entregues desde o início da atual gestão. Também participaram do evento equipes do Demhab, a presidente da Associação dos Moradores do Vale do Salso, Taty Annello, e moradores do loteamento.

Cindy Vitali

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes