Condomínio Clara Nunes é entregue aos moradores na Restinga

24/07/2021 11:48
Alex Rocha/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Adair está deixando a Vila dos Herdeiros e, a partir de agora, será um morador do Clara Nunes

A manhã desta sexta-feira, 23, marcou o início da mudança de vida para 40 famílias de Porto Alegre com a entrega das suas novas moradias. Elas foram contempladas com apartamentos no Condomínio Clara Nunes, no bairro Restinga, e a partir de agora já podem morar na nova casa. 

A entrega foi apenas operacional, sem qualquer ato formal. Incluiu a identificação dos moradores, entrega das chaves, vistoria nos apartamentos e entrega do Manual do Proprietário. As primeiras mudanças para o novo condomínio devem ocorrer ainda neste final de semana. 

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, a secretária adjunta, Simone Somensi, e o diretor-geral adjunto do Demhab, Nelson Beron, acompanharam a chegada dos moradores. Conversando com vários deles, ouviram relatos de alívio e esperança com a nova moradia. 

“O poder público existe para que momentos como esse ocorram. Ver a alegria dessas famílias no dia de hoje, com muitos idosos e crianças vindo morar no Clara Nunes, certamente dá energia para seguirmos em frente”, destacou Machado. 

Ao todo, 40 famílias, procedentes de áreas de risco ou que tiveram que deixar suas casas por razões de segurança , foram contempladas. Os apartamentos idênticos estão situados na rua Clara Nunes, esquina com João Antônio da Silveira. Todos eles têm dois quartos, banheiro, sala e cozinha com área de serviço. 

Alex Rocha/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Secretários André e Simone, da Smharf, acompanharam a entrega dos imóveis

Um recomeço - Ingrid Moreira vivia na Vila dos Herdeiros, na Zona Leste, até 2013 em uma área considerada de risco, ao lado da Represa Lomba do Sabão. “Morávamos em uma área com muita umidade, muito insalubre”, comentou. Há oito anos ela custeava sua moradia com Aluguel Social pago pelo Demhab. “Na última ventania ainda tivemos problemas com a casa”. 

Adair de Azevedo morava no Beco dos Cafunchos, também Vila dos Herdeiros. Sua casa também fica em uma área considerada de risco. Agora, Adair passar a morar no Clara Nunes. “Muito bonito. Bastante sol. Valeu a espera”, resumiu ele após entrar na nova moradia junto com seu filho, Marcos. 

Logo ao lado de Adair morará Rita Machado, reassentada de outro condomínio. Embaixo, Miriam Alves com suas duas filhas e o marido (foto acima). Na manhã ensolarada desta sexta-feira, os dois blocos do Condomínio Clara Nunes começaram a ganhar vida. 

O condomínio tem vagas de estacionamento, churrasqueiras, playground para as crianças e lixeiras coletivas. Em frente está sendo construído um shopping e ao lado há supermercado e parada de ônibus com linhas para o Centro. 

Os contratos foram assinados em junho com a Caixa Econômica Federal, gestora do Programa Minha Casa Minha Vida. O empreendimento foi feito pela construtora LBF Engenharia através de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A formação da lista dos contemplados também teve a participação da Defensoria Pública da União (DPU) em Porto Alegre, especialmente sobre os casos de reassentamento por questões de segurança.

Veja um vídeo da entrega clicando aqui.

 

Anderson Guerreiro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes