Morro do Osso recebe visitantes em trilha durante o pôr do sol

25/04/2024 20:03

O parque natural Morro do Osso, localizado na Zona Sul da Capital, recebeu na tarde desta quinta-feira, 25, nova edição da trilha guiada. Com cerca de duas horas de percurso, a caminhada foi encerrada no platô do parque, proporcionando uma visão panorâmica na parte mais alta do morro, emoldurada pelas cores do pôr do sol no Guaíba. 

Organizada pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a caminhada de cerca de 3 km passou pela rocha conhecida como “Pão de Deus”, devido ao seu formato, pelo arroio do Osso, um curso d'água que cruza a unidade de conservação, indo em direção ao platô, ponto mais alto e plano da trilha. “Achei muito legal o lugar e recomendo. O que me chamou mais atenção foram as diversas rochas e a diversidade encontrada da avifauna. O platô no final me encantou”, comemorou Aldrei Correia dos Santos, um dos 21 participantes.

A equipe técnica da Smamus explica que este tipo de atividade depende das condições climáticas e que as datas são marcadas conforme a demanda expressa pelos interessados pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com. “Nosso trabalho demanda tempo de preparo e conta com a colaboração de diversos técnicos. Oferecemos trilhas em dias de semana e também em feriados e finais de semana, de forma a atender todos que demonstram interesse”, contextualiza a coordenadora da Equipe de Educação Ambiental, Juliana Herpich. 

Parque Natural Morro do Osso  - Instituído pela Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, a unidade de conservação está localizada no morro de mesmo nome. Com 143 metros de altura,  constitui-se num importante reduto biológico.  O parque conta com duas rotas de  trilhas, sendo a do eixo central aberta para visitantes e a trilha da fonte restrita a guias. Visitas orientadas podem ser agendadas pelo e-mail: morrodoosso@smam.prefpoa.com.br

 

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes