Técnicos do Plano Diretor avaliam demandas da região Extremo-Sul

10/10/2023 17:45
Divulgação/SMGOV /PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretaria de Governança Local e Coordenação Política acompanhou a visita

Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) responsáveis pelo Plano Diretor visitaram a região Extremo-Sul na segunda-feira, 9. Com base nos resultados dos estudos realizados pela consultoria Ernst & Young, contratada pela prefeitura, são realizadas visitas técnicas em regiões com diferentes características, para um maior entendimento de como tratar cada uma na revisão do Plano.

“Estamos visitando algumas regiões de Porto Alegre que precisam de uma atenção maior, conversando com a população local para entender e discutir possíveis soluções”, explica a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patrícia Tschoepke.

A Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), que é responsável pelo fomento às atividades da produção primária na cidade, acompanhou a visita. Segundo o titular da SMGOV, Cassio Trogildo, as peculiaridades de uma região que têm muitas propriedades com produção rural e que promovem o turismo rural devem ser observadas. “Precisamos avaliar detalhadamente essas características específicas para que a revisão do Plano Diretor contemple as necessidades, dentro do possível, garantindo o devido fomento à essas atividades”, destacou.

Durante as visitas, os técnicos da Smamus ouviram as maiores necessidades dos moradores e produtores rurais da região. Dentre os assuntos priorizados, constam o limite da Zona Rural e questões tributárias relacionadas às moradias, temas que podem ser trabalhados no instrumento.

A vistoria contou com representantes da Subprefeitura Extremo-Sul, do Orçamento Participativo (OP), da região de Planejamento, do Sindicato Rural, da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais), da Emater-RS, além de moradores da região, incluindo as aldeias indígenas presentes no território.

  

Adriana Corrêa e Ferando Ramires

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes