Reunião reforça interesse da Capital em sediar assembleia mundial sobre o envelhecimento

22/03/2022 16:53

  

Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Prefeito Sebastião Melo participou da reunião no Salão Nobre

A intenção de Porto Alegre de sediar a Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento (AME III), programada para ocorrer na América Latina, em 2023, foi reforçada em reunião com a presença do prefeito Sebastião Melo, nesta terça-feira, 22, na prefeitura. O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).  As duas primeiras edições foram realizadas na Europa.

Segundo o prefeito, diante do aumento da população acima dos 60 anos, é preciso ter cada vez mais projetos voltados a estas pessoas. "O olhar do gestor público precisa estar atento aos que mais precisam, em qualquer faixa etária, mas especialmente na terceira idade, em que o envelhecimento saudável está diretamente ligado a políticas públicas de qualidade", enfatizou.

A reunião realizada no Salão Nobre do Paço Municipal integra a programação do 7º Fórum Social da População Idosa, 6º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e 4º Fórum Social Mundial da Criança e do Adolescente. Organizado pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, o encontro contou com a presença do titular Cassio Trogildo, do adjunto, Luciano Marcantônio, além do representante da OMS, Bernardino Vitoy; presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial, Lélio Falcão; presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Iride Cristofoli; presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e presidente dos Fóruns Municipais de Porto Alegre, Nelson Khalil, entre outros.

Cidade Amiga do Idoso - A Capital recebeu da OMS a certificação de Cidade Amiga do Idoso, em 2015. Vitoy destacou a importância da municipalidade no processo de organização da cidade amigável à pessoa idosa. “Fazer parte da rede é ter o reconhecimento das Nações Unidas de que a cidade tem um compromisso com a sua população e quer construir uma cidade melhor para as pessoas”, disse o representante da OMS.

Fórum Social Mundial - O 7º Fórum Social da População Idosa, 6º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e 4º Fórum Social Mundial da Criança e do Adolescente ocorre de 21 a 25 de março e faz parte da programação dos 250 anos de Porto Alegre. A abertura oficial aconteceu na tarde desta segunda-feira, 21, com atividades culturais, seguida de solenidade oficial com a presença do prefeito e a palestra magna com de Enrique Vega da OPAS/OMS.

A partir das 19h, no Clube Geraldo Santana, ao som da Orquestra Concerto de Lajeado, os participantes aproveitaram o baile de abertura, tradicional no primeiro dia do Fórum Social Mundial.

Sobre o Fórum - Desde 2012, a lei municipal 11.380 garante a realização do Fórum Social Mundial. Em razão da pandemia, o fórum foi transferido para março. A prefeitura é apoiadora do evento, que é de responsabilidade da sociedade civil, e faz parte da comissão organizadora.

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes