Prefeitura faz visita técnica a Curitiba para conhecer projeto de administração regionalizada

04/02/2022 15:25
Divulgação / PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Matriz foi uma das regionais visitadas pela equipe da prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias municipais de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) e de Serviços Urbanos (Smsurb), realizou visita técnica a Curitiba com o propósito de conhecer projetos para qualificar as estruturas administrativas descentralizadas. O que despertou maior interesse foi o Ruas da Cidadania, que consiste em postos avançados da prefeitura da capital paranaense nas administrações regionais. O objetivo de Porto Alegre é qualificar o serviço das 17 subprefeituras existentes atualmente. 

Marcando o início da agenda de três dias, os secretários de Governança Local, Cassio Trogildo, e de Serviços Urbanos, Marcos Felipi foram recebidos na quarta-feira, 2, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) pelo presidente Luiz Fernando Jamur. Após, participaram de reuniões com representantes do corpo técnico do Instituto e da Secretaria do Governo Municipal (SGM). Estiveram presentes também o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, e a coordenadora administrativa, Verônica Pereira, ambos da Smgov.

Na quinta, 3, e sexta-feira, 4, a comitiva gaúcha participou de visitas programadas às regionais Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Santa Felicidade, Matriz e Cajuru. Estiveram também na Fazenda Urbana, Jardim Botânico, Mercado Municipal e na Câmara Municipal de Curitiba.

De acordo com Trogildo, a visita técnica conjunta da Smgov e Smsurb à prefeitura de Curitiba foi produtiva. "O modelo de regionais Ruas da Cidadania é uma experiência consolidada há 26 anos. Por isso, levaremos ao prefeito Melo a ideia de que pode ser uma alternativa para Porto Alegre, visando à melhoria do serviço para o cidadão", disse.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, também avaliou positivamente o resultado da  agenda. "Ter a oportunidade de trocar experiências para poder conhecer de perto outras outras formas de gestão de serviços é sempre importante. Assim, adaptando tudo à nossa realidade, podemos seguir  em busca do aprimoramento de nossas ações", destacou.  

Ruas da Cidadania - Curitiba tem dez Ruas da Cidadania, criadas na primeira gestão de Rafael Grecca (1993-1996). Para sua estruturação foram conquistados recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um pacote que trouxe a inovação dos ônibus biarticulados, consolidando a descentralização administrativa. Todos os equipamentos contém auditório e quadras poliesportivas cobertas. As Ruas das Cidadania são administradas pelas regionais, que pertencem à estrutura da SMG.

 

Indaiá Dillenburg

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes