Orçamento Participativo realiza capacitação para seus conselheiros e delegados
Dentro das comemorações pelos 35 anos do Orçamento Participativo (OP), na noite de terça-feira, 10, ocorreu um evento de capacitação para conselheiros e delegados da organização. O encontro foi realizado no auditório do prédio 11 da PUCRS e contou com palestras sobre a fundação e a consolidação do OP como principal ferramenta de participação cidadã no mundo.
O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, falou sobre o patrimônio constituído pelo OP. “É um instrumento da cidade e para a cidade, que permite a participação de todos, não só para indicar demandas no orçamento, mas para a formação cidadã. O maior legado desta construção é a cidadania, a formação e o conhecimento que essas pessoas têm da cidade”, destacou.
O painel da capacitação foi conduzido pelos conselheiros da comissão organizadora, Jurema Barboza e Pedro Pandolfo. Pelo Conselho do OP, participaram os conselheiros Lúcia Castêncio e Márcio Fumaco.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Lucas Vasconcellos, que já foi diretor de Participação Cidadã na Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, palestrou sobre a aplicação da organização na democracia participativa da Capital, que acabou sendo reconhecida como exemplo em diversas cidades do mundo, abordando dados sobre a interação com alguns locais. Carlos Siegle de Souza, que também já atuou junto ao OP pelo município e hoje é diretor-presidente da CeasaRS, realizou uma apresentação sobre os impactos e resultados do OP em Porto Alegre, além de explorar a ferramenta OP Digital e as possibilidades de expansão do ciclo.
O ex-prefeito e ex-governador Olívio Dutra participou por vídeo, contando sobre o contexto histórico na ocasião da fundação do OP, em 1989, e sobre os objetivos e a necessidade de existir esta organização democrática de participação popular.
Nesta quarta-feira, 11, ocorre o Seminário 35 Anos do OP, também no auditório do prédio 11 da PUCRS. O encerramento das comemorações iniciadas na última segunda-feira, 9, será com um almoço no Mercado Público para os conselheiros, no sábado, 14.
Trinta e cinco anos – O Orçamento Participativo é um instrumento conhecido mundialmente, que promove participação cidadã e transparência na gestão pública ao longo de seus 35 anos de fundação. O instrumento de democracia possui atuação em toda a cidade, dividido em 17 regiões e seis temáticas. Durante dois meses, a programação dos quatro dias de eventos foi montada pela comissão organizadora das comemorações pelos 35 anos do Orçamento Participativo e aprovada pelo Conselho do OP, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov).
Andrea Brasil