Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes

19/07/2025 20:20

  

Gustavo Garbino / PMPA
Orçamento Participativo

Neste sábado, 19, ocorreu mais uma assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP), que está percorrendo todas as regiões da cidade. A plenária da região Humaitá/Navegantes foi realizada no CTG  Vaqueanos da Tradição, bairro Humaitá. Foram registradas 301 pessoas que elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi educação, mas as manifestações se concentraram nas medidas de proteção contra as cheias. O prefeito Sebastião Melo anunciou o fechamento definitivo da comporta 14, entre outras medidas.

“A proteção do bairro Humaitá depende essencialmente das obras de macrodrenagem, que não são feitas num curto prazo. Essa é uma das regiões com a maior quantidade de demandas a serem resolvidas. A decisão de concretar e extinguir a comporta 14 é apenas uma das medidas que estamos adotando para garantir a segurança da população” - Prefeito Sebastião Melo.

A comporta 14 foi objeto de estudo da empresa Rhama, do hidrólogo Carlos Tucci, contratada no ano passado para reavaliar todo o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. Conforme o especialista, que esteve presente na plenária, a extinção da passagem é a melhor opção para garantir a estanqueidade da cidade. O prefeito determinou ainda a realização de uma reunião específica na região para que sejam debatidos os projetos a serem viabilizados por meio dos financiamentos internacionais.

Também ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos, a primeira-dama Valéria Leopoldino, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais.

O diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, anunciou uma frente operacional junto com as secretarias de Obras (Smoi) e Serviços Urbanos (SMSUrb) para a realização de pequenas intervenções, que vão resolver antigos problemas na região. “As obras de proteção contra cheias já estão em andamento, mas precisamos focar também nas demandas pontuais, que fazem toda a diferença no dia a dia da população. Vamos organizar uma força-tarefa, com diversas secretarias, para atacar um a um os problemas trazidos pela comunidade da região Humaitá-Navegantes”, afirmou.

Outra pauta abordada foi a reabertura das unidades de saúde Farrapos, Mário Quintana, Fradique Vizeu e Diretor Pestana. “Sabemos que as obras exigem tempo e etapas técnicas que nem sempre são visíveis à população, mas estamos comprometidos com a entrega dessas quatro unidades até meados de outubro. Nosso objetivo é garantir que as equipes possam voltar para suas sedes, com mais estrutura e dignidade no atendimento”, informou o secretário de saúde Fernando Ritter, relembrando ainda que, mesmo fora das unidades, após a enchente, as equipes não pararam. Seguem atendendo em espaços improvisados, com o mesmo compromisso de sempre “não deixar ninguém desassistido”

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população com serviços do Procon Municipal.

O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo ressaltou a mobilização da região após o período difícil da enchente. "São muitas as pautas para a reconstrução da região e as lideranças se organizaram para estarem aqui apresentando as suas pautas, mesmo com muitas dificuldades", disse.

A próxima plenária ocorre na segunda-feira, 21, na região Noroeste, no CTG Maragatos, rua Ouro Preto, 408A, bairro Jardim Floresta, a partir das 19h.

Prioridades da região para investimento em 2026:

1º Educação - Smed

2º Saúde - SMS

3º Habitação – Demhab- PGM/E-Reurb

4º Cultura - SMC

Eleição de conselheiros da região:
Chapa Única eleita por aclamação.

1° Titular: Sandra Noeli Ferreira 

2° Titular: Rodrigo Henrique Costa Schley 

1° Suplente: Sandra Charão de Farias

2° Suplente: Marilene da Silva Batista

Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.

Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.

Leia mais:

Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP

Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro

Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP

OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade

Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas

Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP

OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento

Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP

Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins