Capital recebe certificado de compromisso com redução de risco de desastres

09/05/2022 17:20

  

SMGOV/Divulgação PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretário Trogildo comemora a certificação

A cidade de Porto Alegre recebeu o Certificado de Compromisso com Redução de Risco de Desastres e Resiliência, o Making Cities Resilient 2030 (MCR2030) – Construindo Cidades Resilientes. A inclusão de Porto Alegre na campanha liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR) se deu devido à articulação da Coordenação de Resiliência e Redes, da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, em parceria com a Rede de Cidades Resilientes (R-Cities).

Entre os objetivos do UNDRR está a ajuda na implementação de políticas públicas de resiliência urbana, em especial aquelas voltadas para a redução de riscos de desastres. As cidades que participam se caracterizam pelo esforço para se tornarem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030. Também se comprometem a reduzir o risco de desastres climáticos e continuar a melhorar a sustentabilidade.

De acordo com o diretor de Resiliência de Porto Alegre e secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, o esforço da Capital em desenvolver políticas voltadas para a resolução dos riscos climáticos abre espaço para esse e outros reconhecimentos. “Esse avanço chancela a participação de Porto Alegre nessa pauta urgente e mundial”, disse. Trogildo reforçou que a parceria com a UNDRR, além de avançar nas temáticas de resiliência pertinentes ao programa MCR2030, é fundamental na contribuição para o desenvolvimento do novo Plano de Resiliência de Porto Alegre.

Conforme registrado no portal oficial do UNDRR, até agora poucas cidades brasileiras constam inscritas no programa (256 ao todo). Desse total, apenas 65 delas alcançaram esta terceira e última etapa, na qual Porto Alegre está inserida.

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes