Prefeitura recebe 2,7 mil inscrições para castração de animais
Foram preenchidos os 2,7 mil protocolos para castração gratuita de cães e gatos disponibilizados na manhã desta quarta-feira, 16, atingindo as vagas abertas em poucas horas. De acordo com a equipe técnica do Gabinete da Causa Animal (GCA), a alta procura demonstra o interesse e o comprometimento da população com o bem-estar e o controle responsável de animais.
Além das campanhas mensais via 156+POA, os tutores podem solicitar o serviço durante as ações da Unidade Móvel de Saúde Animal nos bairros. "A meta da gestão é superar 25 mil castrações neste ano. Estamos intensificando as ações da Unidade Móvel em todas as regiões, junto às subprefeituras de bairro, com reforço às orientações e encaminhamentos para castração, para contemplar o maior número possível de tutores e protetores”, afirma a secretária da Causa Animal, Tatiana Guerra.
"O registro de protocolos automatizado pelo WhatsApp do 156 evita congestionamentos telefônicos e garante que todos os cadastros sejam realizados com máxima segurança e integridade, sem possibilidade de fraudes ou irregularidades. Isso torna o processo mais ágil, transparente e seguro", afirma a secretária de Transparência e Controladoria do Município, Mônica Leal.
Castrações - O Programa de Controle Populacional de Animais Domésticos é desenvolvido pelo GCA. Em 2024, a Prefeitura de Porto Alegre realizou 25,7 mil castrações de cães e gatos. No primeiro semestre de 2025, já foram mais de 7,8 mil castrações em nove clínicas credenciadas.
Atendimento - Depois da abertura da solicitação, o prazo para o agendamento em uma das unidades para o procedimento veterinário é de 60 dias, a partir do contato da equipe via telefone informado no protocolo inicial.
A próxima campanha de castração via Whatsapp 156+POA está prevista para 20 de agosto.
Bianca Dilly