Prefeitura discute com entidades ações integradas para população em situação de rua
A Prefeitura de Porto Alegre promoveu uma reunião com organizações da sociedade civil que atuam diretamente no atendimento à população em situação de rua, com foco especial na oferta de alimentação. Participaram representantes de entidades como a Pastoral da Rua, Igreja Universal, Ação Rua e PF nas Ruas.
O secretário-geral de Governo, André Coronel, destacou a importância de fortalecer o diálogo com quem atua na linha de frente. “Sabemos da complexidade que envolve essa realidade. Nosso objetivo é compreender melhor as dinâmicas e ouvir quem está na ponta desse trabalho”, afirmou.
“A retaguarda, que era um dos principais gargalos, hoje está resolvida. Temos 520 vagas disponíveis para acolhimento imediato, todas as noites, ainda não totalmente ocupadas. Além disso, ampliamos o auxílio moradia de 85 para 536 beneficiários”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier, ao apresentar os avanços no sistema de acolhimento da cidade.
O encontro reforçou o compromisso da Prefeitura em buscar ações integradas com as entidades, com foco na dignidade, acolhimento e reinserção social. Em destaque, as ações realizadas pelo Sine Municipal todas as sextas-feiras, auxiliando as pessoas que pernoitam no Ginásio da Demhab a buscarem recolocação no mercado de trabalho; e o reforço nas ações do Consultório na Rua, que disponibiliza nove equipes de saúde para atendimento diariamente, inclusive aos finais de semana, durante a Operação Inverno.
Participaram ainda da reunião o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini; e a secretária-adjunta de Saúde, Jaqueline César Rocha.
Cristiano Vieira