Apresentado relatório sobre violências contra idosos para entidades e órgãos de proteção
A Prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta terça-feira, 16, por meio do Escritório de Prevenção às Violências (EPV), o boletim Mapeando Violências em Porto Alegre – Violências Contra Idosos. O relatório reúne dados atualizados sobre acidentes, crimes e outras formas de violação que afetam a população idosa na Capital. O encontro, no Centro Administrativo Municipal, contou com a presença da vice-prefeita Betina Worm, além de representantes de secretarias municipais e do Conselho Municipal do Idoso (Comui). Acesse o boletim na íntegra.
“A iniciativa representa um avanço significativo para o fortalecimento das políticas públicas de proteção à população idosa. A nossa proposta enquanto Escritório é transformar informação em instrumento de ação, apoiando gestores, profissionais, pesquisadores e a sociedade civil no planejamento de intervenções mais eficazes e integradas”, destacou o coordenador-geral do EPV e secretário-adjunto da Secretaria Geral de Governo, Gelson Guarda.
Resultados - Entre os resultados observados, destacam-se reduções nos indicadores. Segundo dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS), o percentual de acidentes envolvendo pessoas idosas caiu de 9,1% em 2019 para 7,6% em 2024. Houve também diminuição de acidentes em bairros como Sarandi, Petrópolis, Floresta e Menino Deus, além da redução dos crimes contra idosos, que passaram de 15,74% em 2022 para 13,74% em 2024. Ocorrências em coletivos, vias públicas e comércios também apresentaram queda no período.
A publicação passa a integrar uma série de boletins temáticos produzidos pelo Escritório. A primeira edição, em setembro deste ano, analisou dados da violência contra as mulheres.
Políticas públicas - A prefeitura desenvolve ações voltadas à promoção e à proteção da população idosa. O Fundo Municipal do Idoso (Fumi) tem como finalidade captar, repassar e aplicar recursos destinados a programas, projetos e serviços de atendimento à pessoa idosa, sob a orientação e supervisão do Comui.
Bianca Dilly
