DMLU recolhe cerca de uma tonelada de resíduos após a Procissão de Navegantes
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou uma operação especial de limpeza durante a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes, ocorrida nesta segunda-feira, 2. Desde o início da procissão, no Igreja Nossa Senhora do Rosário, Centro Histórico, até a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, foi removida cerca de uma tonelada de resíduos. O serviço de limpeza das vias segue nesta terça-feira, 3, com o efetivo de cerca de dez funcionários para a realização da conservação dos espaços pós-evento.
Uma equipe formada por mais de 40 garis do DMLU atuou na operação para a retirada dos resíduos com acúmulo de sujeira. Também foram disponibilizadas cerca de 35 lixeiras para a disposição de resíduos, tanto para recicláveis, quanto para orgânicos e rejeito, ao longo do trajeto.
Entre os materiais mais encontrados estavam papéis picados e garrafas plásticas. As cargas, compostas por materiais que estavam misturados com restos de pó da varrição, foram encaminhadas ao aterro sanitário, localizado em Minas do Leão.
“A Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes é mais do que uma tradição, é um verdadeiro encontro de devoção e comunidade. Ver o engajamento das pessoas que participaram com tanto carinho e respeito na limpeza e na organização do evento, é algo que comove profundamente. O espírito coletivo mostra o quanto a união e cuidado pelos espaços públicos fazem a diferença”, destaca o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Bianca Dilly
