Sistema de custos de Porto Alegre é apresentado em convenção para contadores

27/10/2023 15:05
Divulgação / PMPA
Fazenda
Capital gaúcha é uma das primeiras do Brasil a disponibilizar este tipo de análise computadorizada na gestão pública

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) participou nesta semana da 19ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul e apresentou, para uma plateia formada por contadores, o sistema de custos da Prefeitura de Porto Alegre. A capital gaúcha é uma das primeiras do Brasil a disponibilizar este tipo de análise computadorizada na gestão pública, referência para outras cidades.

O auditor de Controle Interno da Contadoria-Geral do Município da SMF, Alexandre Jose Ramos Gomes, detalhou a metodologia utilizada no processo de implantação do sistema. O sistema irá auxiliar os gestores na tomada de decisão e otimização de recursos, dando mais transparência para a sociedade, além de promover o conhecimento interno, alinhado ao planejamento estratégico. Os dados de custos são extraídos de sistemas estruturantes informatizados utilizados pelo município. A partir deles, a metodologia é aplicada e transformada no modelo Power BI, no qual o gestor consegue visualizar todos os gastos por meio de um painel de informações.

Reforma tributária - No mesmo evento, o Secretário Rodrigo Fantinel falou sobre a reforma tributária. O secretário, que também é presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), disse que as mudanças precisam focar em melhorias para toda a sociedade e não apenas para uma parcela seleta. Rodrigo lembrou ainda que o setor de serviços é o que mais emprega no Brasil, representa 70% do PIB nacional e não pode ser onerado com as mudanças na legislação.

 

Elisandra Borba

Gilmar Martins