Reforma Tributária: Porto Alegre garante representação no Conselho do IBS

26/01/2026 10:18

Porto Alegre terá representação no Conselho Superior Provisório do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), instância responsável pela governança do novo tributo. A definição ocorreu na sexta-feira, 23, durante Assembleia Geral Extraordinária da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada de forma virtual, que elegeu, por unanimidade, os municípios que irão compor o colegiado. A capital gaúcha foi escolhida como 1ª suplente, tendo como representante o secretário municipal adjunto da Fazenda, Fabrício Dameda.

Nessa condição, Porto Alegre passa a integrar as discussões técnicas e institucionais relacionadas à implementação do novo modelo de tributação sobre o consumo, contribuindo para a definição das regras de arrecadação e da distribuição automática das receitas entre os entes federados.

A atuação no Comitê se soma à experiência técnica de Fabrício Dameda, que integra o Programa de Assessoramento Técnico voltado à regulamentação e à interpretação do IBS e da CBS, além de participar da Câmara Técnica da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), espaço que debate os impactos da nova estrutura tributária para os municípios.

Elisandra Borba

Bianca Dilly