Prazo para pagar IPTU com desconto termina em 8 de fevereiro

03/02/2023 07:50
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Subprefeituras auxiliam na emissão de guias do IPTU

O pagamento com desconto do IPTU 2023 de Porto Alegre termina em 8 de fevereiro. Para garantir o abatimento, os contribuintes devem emitir as guias de forma totalmente on-line. O desconto pela antecipação é de 5% para todos os contribuintes, que pode ser acrescido de outros percentuais (ver abaixo), chegando até 11%.  

Os proprietários de imóveis podem emitir o doc pelo site da prefeitura ou no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS. Os documentos também são fornecidos pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, opção 4, das 9h às 16h, nos dias úteis.

“Neste ano inovamos e as guias são retiradas de forma on-line. Essa mudança visa economia e sustentabilidade, como incluir o cidadão nos serviços digitais da prefeitura, sem filas ou deslocamentos desnecessários. Temos várias alternativas para evitar que o contribuinte vá até a loja esperar pelo atendimento presencial”, explica o secretário-adjunto, Jonas Machado.

Subprefeituras - Para quem não tem acesso à internet, é possível emitir as guias presencialmente, com auxílio de profissionais, em 17 subprefeituras em todas as regiões da cidade. Confira aqui os endereços, além do Tudo Fácil Zona Norte (terceiro andar do Bourbon Shopping Wallig - avenida Assis Brasil, 2611) ou na Loja de Atendimento (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº). 

Parcelamento - O pagamento sem desconto inicia em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em 10 vezes sem juros, com emissão das guias a partir do dia 16. No site, pode-se cadastrar o e-mail para receber as guias de forma automática. A primeira parcela tem vencimento em 8 de março.

Descontos
Para quem tem imóvel sem débitos
- Pessoa física: 3%
- Pessoa jurídica: 4%                                                                         

Desconto para quem colocar o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica:
De uma a seis notas fiscais: 1% 
De sete a 18 notas fiscais: 2% 
Acima de 18 notas fiscais: 3% 

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes