Prazo para pagar IPTU com desconto termina em 8 de fevereiro

03/02/2023 07:50
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Subprefeituras auxiliam na emiss√£o de guias do IPTU

O pagamento com desconto do IPTU 2023 de Porto Alegre termina em 8 de fevereiro. Para garantir o abatimento, os contribuintes devem emitir as guias de forma totalmente on-line. O desconto pela antecipação é de 5% para todos os contribuintes, que pode ser acrescido de outros percentuais (ver abaixo), chegando até 11%.

Os propriet√°rios de im√≥veis podem emitir o doc¬†pelo site da prefeitura ou no aplicativo 156+POA, dispon√≠vel gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS. Os documentos tamb√©m s√£o fornecidos¬†pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, op√ß√£o 4, das 9h √†s 16h, nos dias √ļteis.

‚ÄúNeste ano inovamos e as guias s√£o retiradas de forma on-line. Essa mudan√ßa visa economia e sustentabilidade, como incluir o cidad√£o nos servi√ßos digitais da prefeitura, sem filas ou deslocamentos desnecess√°rios. Temos v√°rias alternativas para evitar que o contribuinte v√° at√© a loja esperar pelo atendimento presencial‚ÄĚ, explica o secret√°rio-adjunto, Jonas Machado.

Subprefeituras - Para quem n√£o tem acesso √† internet, √© poss√≠vel emitir as guias presencialmente, com aux√≠lio de profissionais, em 17 subprefeituras em todas as regi√Ķes da cidade. Confira aqui os endere√ßos, al√©m do Tudo F√°cil Zona Norte (terceiro¬†andar do Bourbon Shopping Wallig - avenida Assis Brasil, 2611) ou na Loja de Atendimento (Travessa M√°rio Cinco Paus, s/n¬ļ).¬†

Parcelamento - O pagamento sem desconto inicia em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em 10 vezes sem juros, com emissão das guias a partir do dia 16. No site, pode-se cadastrar o e-mail para receber as guias de forma automática. A primeira parcela tem vencimento em 8 de março.

Descontos
Para quem tem imóvel sem débitos
- Pessoa física: 3%
- Pessoa jurídica: 4%