Porto Alegre lidera ranking nacional de funcionamento da máquina pública entre as capitais

20/01/2026 15:49

Porto Alegre ficou em primeiro lugar entre as capitais brasileiras no pilar Funcionamento da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública - CLP. O resultado reflete, especialmente, o bom desempenho do município em indicadores como o controle do custo da função administrativa e a qualidade da informação contábil e fiscal, além de avanços em áreas como transparência, qualificação dos servidores e ambiente de negócios, que compõem a avaliação da gestão municipal como um todo.

“Esse desempenho mostra que é possível combinar responsabilidade no uso dos recursos públicos com qualidade, transparência e dados confiáveis. A gestão fiscal sólida fortalece a administração como um todo e se reflete em melhores serviços para a população”, afirma a secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini.

O pilar analisa a capacidade da administração pública de operar de forma eficiente, com custos adequados, dados confiáveis e processos que favorecem o desenvolvimento econômico. Entre os critérios considerados estão a relação entre as despesas administrativas e a receita corrente líquida, o percentual de acertos nas informações contábeis e fiscais enviadas ao Tesouro Nacional, o tempo para abertura de empresas e os níveis de transparência da administração. Com esse desempenho, Porto Alegre se consolida como referência nacional em gestão pública, mantendo-se também entre as cidades mais bem colocadas no ranking geral, no qual ocupa a quarta posição no país.

O desempenho da Capital nos indicadores de qualidade da informação contábil e fiscal também está alinhado a um reconhecimento recente em nível nacional. Em 2025, o município recebeu, em Brasília, o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional, distinção que reconhece estados e municípios que se destacam pelo envio de dados consistentes ao Sistema de Informações contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e pela transparência das contas públicas. Porto Alegre conquistou a classificação A+ na Análise da Capacidade de Pagamento (Capag) pelo segundo ano consecutivo, mantendo-se na faixa de excelência desde a criação da nota “+” e reforçando a credibilidade da gestão fiscal, baseada em rigor técnico, confiabilidade das informações e equilíbrio das finanças municipais.

Elisandra Borba

Lissandra Mendonça