Porto Alegre lidera ranking nacional de funcionamento da máquina pública entre as capitais
Porto Alegre ficou em primeiro lugar entre as capitais brasileiras no pilar Funcionamento da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública - CLP. O resultado reflete, especialmente, o bom desempenho do município em indicadores como o controle do custo da função administrativa e a qualidade da informação contábil e fiscal, além de avanços em áreas como transparência, qualificação dos servidores e ambiente de negócios, que compõem a avaliação da gestão municipal como um todo.
“Esse desempenho mostra que é possível combinar responsabilidade no uso dos recursos públicos com qualidade, transparência e dados confiáveis. A gestão fiscal sólida fortalece a administração como um todo e se reflete em melhores serviços para a população”, afirma a secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini.
O pilar analisa a capacidade da administração pública de operar de forma eficiente, com custos adequados, dados confiáveis e processos que favorecem o desenvolvimento econômico. Entre os critérios considerados estão a relação entre as despesas administrativas e a receita corrente líquida, o percentual de acertos nas informações contábeis e fiscais enviadas ao Tesouro Nacional, o tempo para abertura de empresas e os níveis de transparência da administração. Com esse desempenho, Porto Alegre se consolida como referência nacional em gestão pública, mantendo-se também entre as cidades mais bem colocadas no ranking geral, no qual ocupa a quarta posição no país.
O desempenho da Capital nos indicadores de qualidade da informação contábil e fiscal também está alinhado a um reconhecimento recente em nível nacional. Em 2025, o município recebeu, em Brasília, o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional, distinção que reconhece estados e municípios que se destacam pelo envio de dados consistentes ao Sistema de Informações contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e pela transparência das contas públicas. Porto Alegre conquistou a classificação A+ na Análise da Capacidade de Pagamento (Capag) pelo segundo ano consecutivo, mantendo-se na faixa de excelência desde a criação da nota “+” e reforçando a credibilidade da gestão fiscal, baseada em rigor técnico, confiabilidade das informações e equilíbrio das finanças municipais.
Lissandra Mendonça