Loja da Fazenda faz 19 anos e tem alto índice de satisfação no atendimento

19/08/2022 13:07

A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) completa 19 anos de criação nesta sexta-feira, 19. Nesse período, tem renovado o acesso aos serviços e mantido a excelência no atendimento. Nas pesquisas de avaliações, atingiu índices superiores a 90% de satisfação dos contribuintes, tanto no presencial, quanto no Portal de Serviços. 

Para o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, esse reconhecimento é para  todos os 70 servidores e estagiários que atendem o público, sempre com a máxima agilidade e respeito. Fantinel sinalizou que novos investimentos estão previstos para ampliar os serviços.

Somente neste primeiro semestre, ocorreram 250 mil atendimentos, sendo 16% presenciais e 84% on-line, realizados através dos seus diversos canais de acesso. De acordo com coordenador da Loja de Atendimento, Adriano Boff, a equipe é treinada e tem espírito inovador, buscando atender sempre com atenção e gentileza os contribuintes, tanto no presencial, quanto nos canais on-line.

Todas as demandas da Receita Municipal, como solicitações de revisão cadastral, impugnações, reclamações tributárias, solicitações de guias de ITBI, certidões, entre outros, foram atendidas pelo Portal de Serviços, o canal mais procurado, representando 41% das solicitações.

No Callcenter (fone 156, opção 4), foram registrados 31% dos atendimentos, principalmente a empreendedores em busca de informações sobre cadastro e emissão de notas fiscais, bem como referentes a orientações gerais sobre o calendário fiscal do município, obtenção de guias e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços disponíveis no site da secretaria.

O canal por WhatsApp, (51) 3289.1540, corresponde a 12% das demandas, tendo incorporado, aos poucos, outros atendimentos além do fornecimento de guias e realização de parcelamentos, especialmente os relacionados à nota fiscal de serviços e consultas cadastrais.

No atendimento presencial, na sede da Fazenda, localizada na Travessa Mario Cinco Paus, foram cerca de 42 mil atendimentos (16% do total), voltados aos contribuintes que não têm acesso aos demais canais e que buscam, geralmente, guias para pagamento.

Canais de Atendimentos

Site: prefeitura.poa.br/smf

Portal de Serviços: atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Telefones: 156, opção 4 ou (51) 3289-0156, opção 4, das 9h às 16h 

Manual de orientações: manualfazenda.portoalegre.rs.gov.br

WhatsApp: (51) 3289.1540 ou pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Parcele On-line: parcelamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Adriana Ferrás

Andrea Brasil