Empreendedores destacam políticas públicas para o setor produtivo na Capital

24/05/2023 13:48
Giulia Veit/SMF/PMPA
Fazenda
Debate nasceu no South Summit e virou iniciativa dos empresários

As políticas públicas para o setor produtivo de Porto Alegre nos últimos anos foram discutidas nesta terça-feira, 23, entre empresários da Capital e o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel. O evento, realizado no bairro auxiliadora, é um desdobramento do encontro que aconteceu durante o South Summit Brazil 2023, na iniciativa POA Cast.

Para uma plateia formada por empreendedores, Fantinel lembrou dos esforços realizados pela secretaria da Fazenda para manter as empresas em Porto Alegre e não perdê-las para outras cidades devido a burocracia e encargos. “Esta era uma dor que eu tinha, mesmo antes de me tornar secretário. Quando assumimos a gestão, decidimos que era prioridade mudar a política pública e permitir que as empresas continuassem empreendendo dentro da nossa cidade, gerando empregos e contribuindo com o desenvolvimento sustentável do município”, explicou.

Entre as ações desta gestão está o Creative, um programa oferecido pela prefeitura com o objetivo de fomentar o desenvolvimento em setores estratégicos de alta tecnologia com redução da alíquota de Imposto sobre Serviços. Uma das empresas beneficiadas foi a Uhuu.com, que pretendia transferir sua sede para a Região Metropolitana.

“Tivemos uma conversa fértil sobre como criar o ambiente melhor para o empreendedorismo em tecnologia, que ainda é muito incompreendido. O Creative acelerou e nos permitiu competir com empresas no Brasil do mesmo setor. A prefeitura teve uma visão sistêmica do problema e estruturou o projeto que tornou a cidade mais atrativa para as empresas de tecnologia”, relembra o CEO da Uhuu, Rafael Lemos.

Já a Delta Global estava de mudança para a Serra gaúcha quando o CEO, Nícolas Galvão, decidiu discutir a questão com a Fazenda. “Desde então, geramos mais de 200 empregos diretos na cidade. Estamos em um ritmo crescente de expansão e boa parte disso decorre do que a prefeitura conseguiu nos proporcionar”, destacou.

O encontro ocorreu na Vila Roubadinhas, local que funciona como um polo gastronômico. A mediação foi da idealizadora do empreendimento, Laura Bier, que destacou o momento importante que Porto Alegre tem vivido. “Eu empreendo há mais de dez anos e nunca passei pela experiência que estamos passando hoje, com tantas pessoas que querem fazer acontecer. A gente percebe que, do outro lado, tem humanos falando com a gente e não robôs”, celebrou ela, ao fim do papo.
 

Elisandra Borba

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes