Jogos Municipais da Terceira Idade acontecem neste sábado

01/10/2022 08:27

Neste sábado, 1, ocorre a 19ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade de Porto Alegre. As atividades começarão a partir das 9h, nas quadras do Parque Poliesportivo da Pucrs (avenida Ipiranga, 6690), com entrada franca. A iniciativa integra as comemorações do Outubro Cinza.

A competição é promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e contará com 32 equipes (cerca de 380 atletas) que competirão nas modalidades de câmbio (vôlei adaptado para terceira idade), basquete reloginho e jogos de tabuleiro. O dia 1 de outubro é celebrado como o Dia Internacional da Terceira Idade e Nacional do Idoso.

“É um momento especial para os idosos em que, além de praticar os exercícios que beneficiarão o corpo e a mente, estabelecem novos vínculos de relacionamento e amizade”, pontua Débora Garcia, titular da SMELJ.

A solenidade de abertura terá participação da Banda Municipal e, a seguir, o desfile das equipes. Início dos jogos será às 9h30, com encerramento previsto para 17h30.

Esportes adaptados - Os jogos caracterizam-se por serem adaptados para idosos, mantendo a proposta de ludicidade, participação e integração tendo como princípios norteadores a solidariedade e a inclusão.

O câmbio, por exemplo, é um jogo de vôlei com equipes mistas, compostas por nove jogadores. O objetivo de cada equipe é não deixar a bola cair dentro de sua quadra e tentar jogá-la para o outro lado por cima da rede. Se a bola atingir o chão adversário, a equipe pontua.

19ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade de Porto Alegre
1 de outubro, sábado
Parque Poliesportivo da Pucrs – avenida Ipiranga, 6690
Das 9h às 17h, com entrada franca

Mauro Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes