Vigilância pulveriza larvicida contra Aedes aegypti com o uso de drone

15/06/2026 17:09
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto-piloto é resultado de parceria entre as secretarias municipal e estadual de saúde

A Vigilância Ambiental de Porto Alegre esteve nesta segunda-feira, 15, em depósito de veículos na Zona Norte para testar a aplicação de larvicida contra o Aedes aegypti com o uso de drone. O trabalho foi realizado em duas frentes: primeiro, agentes de combate a endemias revisaram a área em busca de larvas e criadouros de mosquitos e, após, ocorreu a aplicação do larvicida com o equipamento (fotos). 

O produto utilizado é seguro, adotado pelo Ministério da Saúde. O BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) é uma bactéria natural altamente eficaz usada como larvicida biológico. “Ele atua especificamente no controle de larvas de mosquitos como Aedes aegypti, transmissor da dengue e zika e borrachudos, sem prejudicar o meio ambiente, humanos, animais ou outros insetos”, explica o biólogo Tiago Fazolo.

O projeto-piloto é resultado de parceria entre as secretarias municipal e estadual de saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul. Conforme o gerente do setor, Alexandre Companhoni, entre os ambientes prioritários para atuação com o drone estão grandes pátios, imóveis abandonados, cemitérios e ferros-velhos.

Companhoni lembra que, mesmo no inverno, quando a proliferação do mosquito costuma diminuir, a orientação é que as pessoas continuem revisando os pátios das residências para evitar água parada, ambiente propício para que o mosquito se reproduza. “Todos são responsáveis pelo local onde vivem, por isso é importante essa parceria com a população a partir do compromisso comunitário no combate à dengue”, afirma.  

A expectativa é incorporar, ainda neste ano, o uso do drone ao trabalho de controle do mosquito transmissor de vírus de doenças como a dengue, chikungunya e zika. O drone foi cedido à Diretoria de Vigilância em Saúde e é de uso exclusivo para ações ambientais do órgão. Será usado de forma complementar a outras ferramentas já implementadas pela Vigilância Ambiental para o controle vetorial na cidade.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins