Smed capacita facilitadores de Círculos de Construção de Paz

25/10/2019 12:41
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Participaram 18 professores de escolas

A primeira capacitação para facilitadores do Programa Círculos de Construção de Paz na rede municipal promovida e organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) foi concluída nessa quinta-feira, 24. Participaram 18 professores de escolas de educação infantil e ensino fundamental de diferentes regiões da cidade, incluindo também instituições da rede comunitária. Em um total de 20 horas de atividades, a iniciativa integra o processo de expansão e aprofundamento do programa pela secretaria.

De acordo com a metodologia, cada turma de facilitadores já qualificados deverá atender no máximo 25 profissionais nas ações de multiplicação dos conteúdos adquiridos. A proposta é desenvolver a cultura de paz dentro do projeto político-pedagógico das unidades escolares, fortalecendo ações para o diálogo, a reflexão e a comunicação não violenta.

Nesse primeiro ciclo, foram incluídas as escolas contempladas no programa RS Seguro, do governo estadual, que reúne ações de combate à criminalidade em mais 17 municípios gaúchos. A característica comum entre elas é a localização em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e criminal. O mapeamento levou em conta indicadores educacionais como evasão e aproveitamento.

No encontro final, os facilitadores promoveram uma troca de experiências sobre o que aprenderam da metodologia e apresentaram ações já realizadas ou em andamento em suas escolas dentro do programa Círculos de Construção de Paz. Segundo a técnica pedagógica e coordenadora do projeto na Smed, Célia Peres, o objetivo é desenvolver cada vez mais ações para que a comunicação não violenta esteja presente no ambiente escolar. “É isso que pode transformar a vida na escola”, destaca. Os facilitadores que concluíram a capacitação receberam certificado e material de apoio digital.

Círculos de Construção de Paz – As capacitações do Programa Círculos de Construção de Paz na Rede Municipal começaram em setembro de 2018, em parceria com o governo do Estado e a Escola Superior da Magistratura, junto a professores de escolas localizadas nos bairros Rubem Berta, Restinga e Lomba do Pinheiro. Agora, a Smed está dando prosseguimento ao programa com instrutores da própria rede.

 

Cristina Lac

Taís Dimer Dihl