Praias do Lami e Belém Novo permanecem próprias para banho

02/01/2026 07:07
Luciano Lanes
Praias do Lami e Belém Novo permanecem próprias para banho
Relatório de técnicos do Dmae indica que praias da Zona Sul podem ser opções para se refrescar

Todos os pontos de balneabilidade monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na Orla do Guaíba permanecem em condições de receber banhistas. A conclusão é resultado de análises feitas no período de 8 a 29 de dezembro, nos bairros Belém Novo e Lami.

sexto relatório da temporada 2025/2026 está disponível para consulta no site do Dmae. Os parâmetros de balneabilidade são definidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ao todo, os técnicos verificam, em laboratório, 12 amostras semanais de cada um dos pontos.

Regras - O Conama determina que, para ser considerado próprio para banho, o ponto analisado tenha, nas últimas cinco amostras, apresentado concentração inferior a 800NMP/100mL da bactéria Escherichia coli. Também é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Pontos próprios para banho:

- Belém Novo:
 Posto 1 - praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;
 Posto 2 - praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só; 
 Posto 3 - praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Todos os pontos monitorados no bairro Belém Novo estão próprios para banho

- Lami:
 Posto 1 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas;
 Posto 2 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas;
 Posto 3 - avenida Beira Rio, em frente ao nº 510.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Relatório de balneabilidade também recomenda os três pontos monitorados na orla do bairro Lami
Aristoteles Junior

Gilmar Martins