Projeto de educação integral é apresentado às representações da criança e do adolescente

08/07/2021 19:24
Juliana Barbieri /SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Conforme a secretária Janaina Audino, a meta é atingir 100% dos alunos da rede municipal em 2022

A secretária Janaina Audino participou, no início da tarde desta quinta-feira, 8, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), de reunião híbrida com representantes do Fórum Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Em pauta, os editais que definirão as regras para a adoção da educação integral e das atividades complementares em escolas da rede municipal de ensino. 

A secretária Janaina Audino explicou que o projeto da educação integral na rede municipal de ensino é audacioso e pretende atingir 100% dos alunos em 2022. “Todo o projeto para a educação integral foi elaborado pela assessoria técnica especializada, amparada na legislação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Queremos atender a comunidade escolar como um todo. Elaboramos um programa de educação integral  bem estruturado, que terá acompanhamento de perto e contamos com o apoio da comunidade escolar”, afirma.

Será ofertado para todas as famílias a possibilidade dos estudantes da rede municipal fazerem parte do ensino em tempo integral. Um ponto em destaque desse planejamento é a autonomia da metodologia pedagógica que as instituições credenciadas terão. “Diferentes métodos proporcionam distintas formas de fazer um trabalho que busca somente um resultado: a alfabetização completa dos estudantes”, complementou a titular da Smed.. 

A coordenadora dos Projetos e Parcerias, Hilda Liana Diehl, apresentou o projeto e lembrou a importância de olhar para o aluno de forma horizontal. “A educação não é estática. Os momentos são diversos. A pandemia deixou lacunas enormes e entendemos que devemos entregar uma alfabetização completa para nossos alunos." A técnica pedagógica da Unidade de Gestão de Projetos e Parcerias lembrou das dificuldades apresentadas pelos indicadores. “A ideia é implementar ações voltadas à promoção da alfabetização, e isso ultrapassa os muros das escolas. Esse projeto vem se somar às ações que vão minimizar lacunas ocasionadas pelo momento pandêmico." 

Em outro momento do encontro, o chefe de gabinete da Smed e advogado Leonardo Crocoli explicou os termos jurídicos desse primeiro edital que tem como objeto alunos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental e deve sair até o final do mês de julho. Serão quatro horas diárias de segunda a sexta e com um contrato de cinco anos de vigência. "A finalização deste edital deverá ser em setembro deste ano", estimou. Crocoli também afirmou que outros editais já estão sendo planejados e vão abordar a correção de fluxo, distorção idade e série, edital para atividades extracurriculares e abertura das escolas nos finais de semana.

Presencialmente, participaram da reunião: pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a presidente Roberta Gomes Motta, além de Gustavo Waschburger e Éverton Silveira. Pelo Fórum Municipal da Criança e do Adolescente, a presidente Elaine Timmen e Rose Cerone. Pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre, o assessor do gabinete Gustavo Brock.

 

Paula Maia

Gilmar Martins

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