Trecho 3 da Orla é entregue revitalizado e mais resiliente

26/02/2026 17:36
Alex Rocha/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Os bares foram reconstruídos, contando com paredes internas com blocos de concreto e novos revestimentos

Com 1,5 quilômetro, o Trecho 3 da Orla do Guaíba - Orla Jaime Lerner foi entregue revitalizado. O prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e coordenador do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, Germano Bremm, vistoriou na tarde desta quinta-feira, 26, as obras de revitalização da área, atingida pela enchente de maio de 2024, e que agora está mais resiliente.

“Estamos reconstruindo um dos espaços mais queridos da nossa cidade, que é a Orla do Guaíba, com mais resistência, qualidade e cuidado com as pessoas. A enchente deixou marcas profundas, mas também nos trouxe a oportunidade de entregarmos uma cidade melhor e mais preparada. Vamos novamente impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de renda com o funcionamento das atividades no local” - Prefeito Sebastião Melo.

As obras foram iniciadas no final de 2024 e incluem revitalização das áreas ao ar livre e da pavimentação, recuperação dos sete chuveiros externos e das telas que cercam as quadras de esportes, novos bancos e lixeiras e reforma nos 12 banheiros. A vegetação também foi qualificada. Os taludes foram recompostos e, o gramado, substituído. Foi realizado o plantio de 565 novas árvores nativas, provenientes do Viveiro Municipal. Além disso, a área de mata ciliar foi ampliada para aumentar a proteção contra os impactos das cheias.

A pista de skate recebeu melhorias, como recuperação da alvenaria e das juntas, além da aplicação de resina e nova pintura. Foram instalados novos obstáculos. As 29 quadras de esporte foram recuperadas.

Alex Rocha/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Revitalização foi viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática

“Estamos qualificando toda nossa Orla. As intervenções foram planejadas para ampliar a resiliência e proporcionar melhores condições de uso e convivência, respeitando as características de cada trecho, Orla Jaime Lerner, Ipanema, Orla Moacyr Scliar e Lami”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm

Estrutura interna - Os bares e banheiros do Trecho 3 foram reconstruídos. As paredes internas receberam blocos de concreto mais resistentes aos impactos da água em comparação com a alvenaria convencional. Os banheiros contam com revestimento cerâmico nas paredes, novas esquadrias com vidros temperados, portas de alumínio e ferro, e janelas de aço. Além disso, a nova rede elétrica conta com dispositivos de segurança antifurto. A sala dedicada à Secretaria Municipal de Lazer (Smel) também passou por reforma.

Os três bares contam agora com paredes internas construídas com blocos de concreto e novos revestimentos no piso e teto, além de melhorias nas esquadrias, instalações elétricas e sistema de climatização.

A revitalização foi viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática. O investimento de R$ 6,4 milhões é oriundo de Termo de Solo Criado por Contrapartida firmado com a empresa Cyrela.

“É sempre um prazer para nós este tipo de parceria. Hoje, devolvemos não só um importante equipamento urbano, mas também a autoestima da cidade”, exaltou Luiz Paludo, diretor de Incorporação da empresa Cyrela.

Ipanema – No dia 4 de março, às 8h30, ocorre a vistoria de entrega do Calçadão de Ipanema. O ponto de encontro será na avenida Guaíba, 376. A área recebeu playgrounds, churrasqueiras, academias ao ar livre e passeios com acessibilidade, além da qualificação das áreas verdes.

Aline Czarnobay

Bianca Dilly