Cerca de 70 mil alunos retomam as aulas na rede municipal nesta quarta-feira
Aproximadamente 70 mil estudantes voltaram às aulas nesta quarta-feira, 18, na rede municipal de ensino de Porto Alegre. O prefeito em exercício, Moisés Barboza, e o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, acompanharam o início do ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Anísio Teixeira, que abriu os portões às 8h, com uma recepção especial aos alunos, incluindo espaço para fotos e distribuição de sacolés.
“A educação é o caminho para o desenvolvimento da nossa sociedade. Hoje, cerca de 70 mil alunos das nossas escolas retomam as aulas e a nossa presença aqui é para reafirmar o compromisso da prefeitura e da Câmara Municipal com uma educação de qualidade e para todos”, destacou o prefeito em exercício.
O secretário Leonardo Pascoal ressaltou que 2026 será um ano de consolidação dos avanços construídos ao longo do último período, especialmente no Ensino Fundamental, com a implementação do Documento Curricular do Município de Porto Alegre – Ensino Fundamental, primeiro currículo próprio da rede municipal. “Estamos estruturando uma rede cada vez mais organizada, com diretrizes claras e foco na aprendizagem”, afirmou.
Acolhimento - Após quase 60 dias de recesso, diversas escolas prepararam recepções especiais para marcar o início do ano letivo. As atividades foram planejadas pelas equipes diretivas e pedagógicas, respeitando a identidade de cada unidade, com o objetivo de fortalecer vínculos, estimular o entusiasmo e reforçar o sentimento de pertencimento dos estudantes.
Formação continuada - A Escola de Formação Continuada inicia oficialmente suas atividades no dia 2 de março. Em 2026, o Referencial Curricular da Educação Infantil e o Documento Curricular do Ensino Fundamental serão os eixos centrais das formações.
Rede ampliada - A rede municipal passa a contar, a partir deste ano letivo, com 102 escolas próprias. A ampliação ocorre com a municipalização de duas instituições estaduais: a Escola Espírito Santo, no bairro Glória, e a Escola Evaristo Gonçalves Netto, no Jardim Carvalho. As duas unidades atendem alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e, com a municipalização, passam a oferecer ensino em turno integral. Antes, o atendimento ocorria em turno único.
Obras e melhorias - Durante o período de férias, mais de 50 das 100 escolas municipais passaram por obras e melhorias estruturais. Algumas obras seguem após o início das aulas, sem prejuízo à rotina escolar. As escolas também receberam novos equipamentos de climatização.
Reforço no quadro - Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) vem atuando na recomposição dos quadros das escolas, com nomeações de servidores aprovados em concursos vigentes e reorganização das equipes diretivas. O objetivo é garantir que as unidades estejam estruturadas para receber os estudantes com qualidade pedagógica e estabilidade administrativa.
Datas - A rede já realizou grande parte das designações para a Educação Infantil e uma nova etapa está prevista para o dia 27 de fevereiro. Ao longo de março, a Central de Vagas seguirá realizando transferências para famílias interessadas, mediante agendamento prévio por este link. Em caso de dúvidas, as famílias podem entrar em contato pelo WhatsApp da Central de Vagas da Smed: (51) 3289-1988.
Para o Ensino Fundamental, os pedidos de transferência poderão ser feitos diretamente na escola desejada, a partir desta quarta-feira, 18, conforme disponibilidade de vagas.
O recesso escolar de inverno está previsto para ocorrer entre 27 de julho e 2 de agosto. O ano letivo se estende até 18 de dezembro, totalizando 202 dias letivos.
Bianca Dilly
