Prefeitura firma parceria com instituto para revisão do Plano de Carreira do magistério
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) firmou na segunda-feira, 15, acordo de cooperação com o Movimento Profissão Docente, para compartilhamento de informações que irão subsidiar a implementação de polÃticas voltadas ao desenvolvimento, capacitação e valorização destes profissionais.
A parceria, sem ônus ao municÃpio, tem prazo de duração de 48 meses. Entre as metas do acordo, estão a entrega, até o final de 2026, de materiais orientadores para a implantação de ao menos três polÃticas prioritárias da rede municipal, incluindo a revisão do Plano de Carreira dos servidores do magistério municipal.
"A capacitação e a valorização dos professores são focos principais da nossa atuação frente à Smed. Queremos ampliar os incentivos à formação, especialmente em nÃvel de mestrado e doutorado, e também as progressões ao longo da carreira. Essas e outras iniciativas estarão presentes na revisão e proposta do novo Plano de Carreira", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal. A previsão é que o projeto de lei com a revisão seja enviado para a Câmara Municipal no primeiro semestre de 2026.
Também serão desenvolvidos, através da parceria firmada com a entidade, a melhoria nas polÃticas de ingresso, concursos públicos e processos seletivos simplificados, a qualificação e o desenvolvimento da formação inicial dos futuros professores, por meio do efetivo exercÃcio do estágio com mentoria, e a elaboração de ações de fortalecimento da carreira docente, com foco no desenvolvimento profissional.
Profissão Docente - O movimento é uma coalizão de organizações do terceiro setor, que atua pela valorização da carreira docente e pelo fortalecimento da educação no Brasil, promovendo o desenvolvimento de polÃticas e programas educacionais, com foco na melhoria da formação e das condições de trabalho dos professores.
O movimento busca aprimorar a profissão por meio de diversas iniciativas, incluindo a produção e disseminação de conhecimento, o apoio a redes de educação e a defesa de uma formação docente mais sólida e alinhada às necessidades reais da sala de aula.
Bianca Dilly