Formação reúne professores especializados da Educação Infantil

13/11/2019 18:45
Raphaela Auad/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Objetivo foi qualificar práticas pedagógicas aplicadas a alunos de berçário, maternal e pré-escola

Para possibilitar uma tarde de estudos, troca de experiências e estreitamento de vínculos, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, o 1º Encontro de Música e Educação Física na Educação Infantil. A formação foi para professores da rede municipal de ensino especializados nessas áreas, a fim de qualificar as práticas pedagógicas desenvolvidas junto aos alunos de berçário, maternal e pré-escola.

Vinte e cinco educadores de Educação Física e de Música participaram do encontro, organizado e ministrado pela equipe técnico-pedagógica de Educação Infantil da Smed. Eles puderam partilhar seus conhecimentos e estratégias de aula, aprender com os colegas, trazer dúvidas e dificuldades e apresentar sugestões de questões a serem trabalhadas nos próximos encontros previstos para 2020.

“Sentimos a necessidade de reunir os educadores especializados fora do espaço escolar, ocupado pelas rotinas escolares, para que possam repensar suas práticas, trocar idéias e trabalhar em conjunto”, disse a coordenadora de Educação Infantil da Smed, Gisele Soares.

Criatividade - Professores de cada área trouxeram seus relatos de práticas e projetos que se destacaram nas escolas, utilizando diferentes métodos para abordagem, socialização e autonomia das crianças. A criatividade no uso de materiais inusitados foi ressaltada, pois a imaginação e a fantasia são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. Atividades ao ar livre, interação entre turmas e o resgate lúdico-cultural de cada comunidade também pautaram os projetos e ganharam atenção dos alunos nos desafios corporais para o desenvolvimento motor e a exploração dos sons, ritmos e melodias.

Também foi destacada a trajetória dos marcos legais da Educação Infantil, iniciada na Constituição de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), e ratificada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Depois,  sua evolução de referencial curricular nacional (1998) para diretrizes nacionais curriculares (2009) retirou a escolarização por meio da divisão de áreas do conhecimento e introduziu o desenvolvimento educacional de forma integral da criança.

As diretrizes agora são complementadas pela Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, que, entre outras resoluções, estabelece a interação e as brincadeiras como eixos norteadores e o vínculo entre cuidado e educação. O protagonismo do aluno em seu próprio processo de aprendizagem deve ser respeitado, e as tarefas de rotina proporcionam campos de experiências pedagógicas.  

  

 

Cristina Lac

Rui Felten

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