Reconstrução do calçadão do Lami chega a 71% e recebe vistoria do prefeito

31/12/2025 12:06
Gustavo Garbino / PMPA
Reconstrução do calçadão do Lami chega a 71% e recebe vistoria do prefeito
Nova estrutura é construída de concreto, para ser mais resistente

As obras de reconstrução do calçadão da avenida Beira-Rio, no bairro Lami, avançaram e atingiram 71% de conclusão. A área recebeu vistoria na manhã desta quarta-feira, 31, do prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura. 

“É uma tradição do nosso governo vistoriar o Lami no dia 31 de dezembro. Essa é uma área de lazer e preservação ambiental muito importante, e a população que fica em Porto Alegre nessa época merece um espaço qualificado, ainda mais com o Guaíba próprio para banho neste local” - Prefeito Sebastião Melo

O calçadão que existia antes foi danificado na enchente de maio de 2024. Ao longo de 1.350 metros, a nova estrutura está sendo construída de concreto, para ser mais resistente. Também foram instaladas muretas com 45 centímetros acima do nível da calçada, para servirem como barreiras. 

Gustavo Garbino / PMPA
Melo destacou a balneabilidade das praias da Orla neste começo de verão
Melo destacou a balneabilidade das praias da Orla neste começo de verão

O espaço também está recebendo a ampliação de quiosques com churrasqueiras, novos bancos e lixeiras, de materiais mais resistentes e duráveis. O paisagismo será qualificado, com plantio de espécies nativas do viveiro municipal, além da instalação de playgrounds infantis, academia ao ar livre e bicicletários.

Entre os moradores e comerciantes da região, a expectativa é de otimismo com a conclusão da reforma e os impactos econômicos.

“A obra está evoluindo no tempo programado e estão escutando a comunidade. Temos a nossa multifeira, que vai ficar num espaço maior e melhor. E também temos expectativa que movimento aumente e a economia gire não só no verão” disse Zoé da Silva, conselheira do Orçamento Participativo Região Extremo Sul.

As obras começaram em janeiro deste ano e são fiscalizadas por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Os recursos de R$ 6.466.963,12, são oriundos do Termo de Conversão em Área Pública, firmado com a empresa Multiplan pelo loteamento localizado na avenida Diário de Notícias.

Próprio para banho - Os três pontos monitorados na praia do Lami, assim como os três do Belém Novo, estão próprios para banho, conforme relatório de balneabilidade divulgado na sexta-feira passada, 26. 

Este foi o quinto levantamento da temporada, que indica quais pontos estão em condições de receber os banhistas. Os parâmetros de balneabilidade são definidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ao todo, os técnicos verificam, em laboratório, 12 amostras semanais de cada um dos pontos.

- Lami:
 Posto 1 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas;
 Posto 2 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas;
 Posto 3 - avenida Beira Rio, em frente ao nº 510.
 
- Belém Novo:
 Posto 1 - praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;
 Posto 2 - praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só; 
 Posto 3 - praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.

 

Lucas Abati

Gilmar Martins