Concurso POA pelo Olhar das Crianças dá visibilidade às percepções dos alunos da rede municipal

16/05/2022 15:40

O concurso POA pelo Olhar das Crianças selecionou 34 desenhos criados por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental que integram a rede municipal de Porto Alegre. Com a temática Lugares que gosto de ir na cidade, esse processo nasceu com o propósito de dar visibilidade às percepções dos alunos e assegurar a participação das crianças em diferentes espaços. Essa ação vai ao encontro das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil que colocam as crianças como sujeitos sócio-históricos que produzem cultura. O projeto, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), faz parte das comemorações dos 250 anos da Capital.

As produções artísticas, recebidas até o dia 18 de março, e avaliadas pela Equipe de Educação Infantil, serão expostas em diferentes locais da cidade. Mas enquanto isso, elas podem ser conferidas neste site. Fizeram parte deste projeto 17 escolas conveniadas de educação infantil, dez escolas de educação infantil e sete escolas de ensino fundamental.

A coordenadora da equipe de educação infantil da Smed, Julia Scalco, avalia que essa ação promove a ampliação do repertório histórico-cultural das crianças. “Poder compreender quais os lugares que as crianças conhecem ou frequentam, e a forma como elas representam esses espaços da cidade, é muito importante para o desenvolvimento de projetos pedagógicos.”

As ações que dão visibilidade para as criações das crianças terão cada vez mais destaque na rede municipal de ensino. “Este ano, ainda teremos o Salão de Iniciação Científica, que contará com a mostra de trabalhos das escolas da rede própria de Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, complementa a coordenadora. 

 

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes