Alfabetização na idade certa é tema de seminário com professores

30/09/2022 16:49
Gustavo de Souza / SMED / PMPA
EDUCAÇÂO
Secretária participou do evento na Unisinos

Cerca de 300 professores e supervisores da rede municipal de ensino participaram, nesta sexta-feira, 30, do Seminário de Alfabetização realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). O evento ocorreu no teatro da Unisinos em Porto Alegre. O objetivo foi debater os desafios e o futuro da alfabetização das crianças. O seminário também serviu para sensibilizar os educadores sobre a necessidade de colocar em prática um programa de alfabetização nas escolas. O Alfabetiza+Poa deve ser lançado pela Smed em novembro. 

Após uma apresentação musical de dois servidores da Smed, a secretária municipal Sônia Rosa fez a abertura oficial. "Acreditamos que é a partir da alfabetização que transformamos vidas. A assessoria e a formação que vocês vão receber somarão e contribuirão com o trabalho que cada alfabetizador já faz na escola. O programa Alfabetiza+Poa será uma grande mobilização social em prol desta causa tão nobre", destacou. Para a iniciativa, a Smed irá contar com a parceria do Instituto Gesto, que vai prestar assessoria técnica para a elaboração de políticas públicas e a formação de professores. 

O seminário teve duas palestras. Uma de manhã sobre Alfabetização e formação docente: perspectivas para um desenvolvimento profissional, com a professora doutora Carolina Monteiro, e outra à tarde sobre Alfabetizar com método no período pós-pandemia: heterogeneidade das turmas e equidade nas aprendizagens, com a professora doutora Luciana Piccoli. Também teve a participação de escolas, que relataram experiências em processos de alfabetização e momento cultural com o grupo musical da EMEF Profª Judith Macedo de Araújo.

 

Vanessa Felippe

Lissandra Mendonça