Tesourinha: refeições populares serão retomadas na próxima semana

28/10/2019 17:55
Joel Vargas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Dois novos restaurantes populares Prato Alegre serão abertos no mês de novembro
O serviço de refeições populares, que é oferecido diariamente no Ginásio Tesourinha para pessoas em situação de rua, está suspenso até a próxima semana. O motivo é a necessidade de reestruturação do refeitório, que foi atingido por um princípio de incêndio na noite dessa sexta-feira, 25. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) buscou uma alternativa, mas não foi possível pela especificidade do serviço.
Nesta segunda-feira, 28, uma equipe de servidores da SMDSE e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra), instituição social que presta o serviço, estiveram no local para a limpeza e organização do espaço. “Para avaliarmos com calma os danos e podermos novamente disponibilizar o serviço com a qualidade até aqui oferecida, vamos permanecer com a atividade suspensa durante esta semana”, informa o secretário interino, Moisés Fraga Gonçalves.
 
Princípio de incêndio – Houve uma briga de um casal em situação de rua que invadiu o local para pernoite. A mulher ateou fogo nos colchões. As chamas se espalharam e atingiram a área montada para o refeitório e um dos containeres que servem para depósito de alimentos. O fogo foi rapidamente controlado pelos bombeiros, mas houve danos, especialmente no teto da sala.
 
Restaurantes Populares - Dois novos restaurantes populares Prato Alegre serão abertos no mês de novembro  em Porto Alegre, um na região da Cruzeiro e outro na região central. A unidade da região central será na rua Garibaldi e a da Cruzeiro, na rua Dona Otilia. Os dois locais vão servir 300 refeições por dia, 200 na Garibaldi e 100 na Dona Otília. 
 
Ambos os restaurantes serão geridos pela Organização Social Civil (OSC) Beith Shalom, qualificada em chamamento público e com contrato assinado no dia 18. As refeições serão distribuídas gratuitamente a pessoas com cadastro na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A prefeitura vai investir o total de R$ 2,6 milhões em todas as unidades. Será oferecido um cardápio balanceado e variado, que contemple a necessidade nutricional dos frequentadores.
 
Também está aberto o edital para atrair interessados em outros quatro restaurantes, que ficarão em locais descentralizados. O edital completo pode ser acessado aqui.
 
Histórico - O antigo Restaurante Popular, onde eram servidas refeições a R$ 1,00, foi fechado em 2013 e reaberto em 2014, no Albergue Municipal. Em 2015, passou para sede própria, na rua Santo Antônio, bairro Floresta. Em 2016, foi realizado um novo convênio com o governo do estado, encerrado em 2017, quando a prefeitura passou a arcar sozinha com os custos.
 

Em janeiro de 2019, foi lançado edital em busca de parceiros interessados em assumir a instituição, mas não houve propostas. Em 9 de maio, o Restaurante Popular foi fechado e uma alternativa temporária foi oferecida pela prefeitura, em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra). Desde lá, estão sendo servidos almoços gratuitos no Ginásio Tesourinha apenas para a população em situação de rua cadastrada pela equipe de assistência social.   

 

Maria Emília Portella

Andrea Brasil