Semana Municipal da Pessoa com Deficiência termina nesta sexta-feira

28/08/2020 08:32
Semana
Diferente de anos anteriores, a semana terá atividades virtuais

A 23ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência prossegue até esta sexta-feira, 28. Em função da pandemia do novo coronavírus, a programação é virtual e pode ser acompanhada na página de Facebook do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa). O evento faz parte do calendário das datas comemorativas do Município, de acordo com a Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010.

O debate tem como objetivo conscientizar e sensibilizar, por meio de atividades variadas, quanto à importância, valorização e respeito à inclusão social das pessoas com deficiência. Pelo momento atípico vivido em função da pandemia, os organizadores optaram por fomentar o tema educação e suas alternativas de acesso para crianças e jovens com deficiência.

Com um formato tecnológico, a proposta é destacar a importância de salas de recursos no desenvolvimento de alunos com deficiência e sua aplicação. Atualmente, 55 escolas da rede municipal possuem Salas de Inclusão e Recursos (SIR's). Em  torno de 6.868 alunos são atendidos nessas salas por 121 professores. Haverá gravação de vídeos dos professores municipais treinados demonstrando o uso das tecnologias assistivas.

O último censo realizado pelo IBGE é de 2010 e aponta que Porto Alegre possui mais de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 22% da população. As deficiências visual e locomotora retratam mais de 50% deste total. A Semana é realizada pelo Comdepa, Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público do Trabalho do RS (MPT-RS).

Confira a programação aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semanapcd@portoalegre.rs.gov.br ou pelos telefones 3289-2334 e 3289-2337.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Maria Emília Portella

Taís Dimer Dihl