Feira para as Mulheres recebe 700 participantes no Centro

19/03/2019 18:57
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Evento reuniu diversos serviços e também entretenimento no Largo Glênio Peres

Cerca de setecentas pessoas participaram da Feira de Serviços para as Mulheres nesta terça-feira, 19, das 10 às 17h, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) faz parte da programação do Mês da Mulher. 

Trezentos e cinquenta fizerem teste de visão oferecido pelo parceiro Sindióticas. O Sesc Saúde realizou 145 testes de glicose e aferição de pressão arterial, além de orientações sobre saúde bucal. A Secretaria Municipal da Saúde fez 80 testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C. O Sindiregis encaminhou 80 certidões para emissão e 75 mulheres se interessaram pelo trabalho da Cooperativa Casa Rosa - Mulher em Construção, sobre  cursos para mulheres atuarem no mercado da construção civil

Cinco mil peças de roupas e calçados foram distribuídas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para as pessoas em situação de rua da região central. A Feira contou ainda com a Defensoria Pública do Estado, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e o Procon Porto Alegre. A Banda da Brigada Militar fez uma apresentação especial, assim como o bloco Girassol e o coral da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social.

“A mulher de hoje busca informação e participação. Fizemos uma amostra do que as mulheres de Porto Alegre possuem ao seu dispor para crescer, se inserir no mercado de trabalho e se proteger contra a violência, em todas as suas formas. Agradecemos os parceiros e teremos mais oportunidades como essa, em breve”, afirma a secretária Comandante Nádia.

Natália Santos da Silva comemorou o encaminhamento da certidão de nascimento. “Estava com receio de não chegar a tempo. Não nasci aqui e estava com dificuldade de conseguir organizar os documentos. Mas, consegui, estou feliz”. Elvira Silva da Silva, 62 anos, esperava paciente na fila para o teste de visão. “Muito bom ter esta chance, eles orientam direitinho o que a gente precisa fazer”. Elisangela Moraes Santos buscou orientação da Delegacia da Mulher. “Eu não sabia direito os tipos de violência e para quem a gente pode denunciar, gostei muito do atendimento”.

A Feira da Mulher teve como parceiros a Guarda Municipal,   Procon, Secretaria Municipal de Saúde, Sesc Saúde, Defensoria Pública RS, Sindicato dos Registradores do Rio Grande do Sul (Sindiregis-RS), Cooperativa Casa Rosa- Mulher em Construção, Sindióticas, Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social, Instituto Mundo Saudável, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Sine Porto Alegre, FASC, Demhab e as Diretorias e coordenadorias da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.

Leia também:

Fasc oferta serviços durante a Feira para as Mulheres

 

  

 

Maria Emília Portella

Gilmar Martins