Comunidade da Hípica terá atendimento de Cadastro Único ampliado
A partir desta quinta-feira, 14, das 8h30 às 16h30, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Hípica), unidade da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), atenderá moradores do Beco do Adelar e Bola 10, além de demais usuários do entorno, na Igreja Evred - Avenida Juca Batista. A assistência descentralizada será feita semanalmente, todas as quintas-feiras, pela equipe técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Cadastro Único.
De acordo com a coordenadora do CRAS Hípica, Zulema Martins da Silva, o serviço semanal em outro local, além do oferecido no CRAS, vai suprir a grande demanda de famílias em situação de vulnerabilidade no microterritório, principalmente os moradores do Beco do Adelar e Bola 10. “Queremos continuar prestando atendimento mais próximo a esse público, sem necessidade de transporte, e a igreja nos cedeu o espaço para esta finalidade”, enfatiza.
O serviço terá acolhida coletiva, a partir das 8h30, com informações sobre políticas sociais, oferta de benefícios sociais, avaliação para ingresso nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendimento individualizado (quando necessário) e encaminhamento para a rede de assistência. No turno da tarde, serão feitas entrevistas sociais para inclusão, atualização e consulta de Cadastro Único, das 13h30 às 16h30. Cerca de 20 mil pessoas poderão ser favorecidas.
O Cadastro Único é o principal instrumento para seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, fundamental para a concessão de benefícios, como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida e Benefício de Prestação Continuada, entre outros. Funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.
Além do atendimento nos 22 CRAS, equipes da Fasc prestam assistência volante, em ações cadastrais e de forma descentralizada, em unidades públicas do município, na rede socioassistencial ou em espaços comunitários. Porto Alegre possui mais de 100 mil famílias cadastradas (aproximadamente 300 mil pessoas).
Mais informações e esclarecimento de dúvidas são fornecidos pelo telefone do CRAS HÍPICA: 3268-3163.
Andrea Brasil