Com programação virtual, Semana da Consciência Negra começa neste sábado

14/11/2020 08:33

A Semana da Consciência Negra de Porto Alegre começa neste sábado, 14, e segue até o dia 20 com programação virtual devido à pandemia do coronavírus. O evento ocorre de acordo com a Lei Municipal nº 6986, de 27 de dezembro de 1991.

O tema deste ano é Corpos Negros Junto à Covid-19. A programação pode ser acessada pela página do facebook da Diretoria-Geral dos Direitos Humanos (DGDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte. Participam também as Secretarias Municipais da Cultura, da Educação, do Desenvolvimento Econômico, da Saúde, Sine e EPTC.

Confira a programação:

Dia 14 - Live das 15h às 17h - Facebook da DGDH
Abertura da 30ª Semana Consciência Negra de Porto Alegre
Atração: Margarite - cantora lírica - Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Dia 15 - Live das 15h às 17h - Facebook da DGDH
Eixo temático: mulheres negras e equidade - Grupo de mulheres negras empreendedoras abordando a adaptação ao âmbito digital neste período de pandemia.
Atração: Andreia Cavalheiro

Dia 16 - Live das 15h às 17h - Facebook da DGDH
Eixo temático: juventude negra e a transposição da exclusão do mercado de trabalho - Jovens negros refletindo sobre o que é viver na comunidade e como se expressam através do Slan e Rap. Representante de um quilombo urbano de Porto Alegre falando sobre a reflexão da educação dos jovens quilombolas. Atração: Seguidor F.

Dia 17 - Live das 15h às 17h - Facebook da DGDH
Eixo temático: linha tênue entre o ser racista e o agir como - Fala dos componentes da Comissão da Verdade da OAB, orientando a população negra do município de Porto Alegre quanto aos seus direitos e deveres. Especialista abordando o impacto das doenças da população negra porto-alegrense nesta pandemia.
Atração: Grupo Coisa Preta

Dia 18 – Live das 15h às 17h - Facebook da DGDH
Eixo temático: aceitação à diferença - Representantes de religiões de matriz africana, católica e espírita promovendo uma mensagem união, respeito às diferenças e abordando a intolerância às religiões de matriz africana neste país laico.
 Atração: Alabês

Dia 19 – Live das 15h às 17h - Facebook da DGDH
Eixo temático: o negro nas relações profissionais - A visão literária do escritor Jeferson Tenório, cujas obras já serviram de base para peças de teatro e roteiro cinematográfico, como homem negro. A sua dificuldade para atingir o reconhecimento profissional e como se tornou o Patrono da 66° Feira do Livro de Porto Alegre.
Atração: Rodrigo Rodrigues

Dia 20 – Live das 15h às 17h - Facebook da DGDH
Eixo temático: conflitos de um profissional trabalhando em meio à pandemia - Reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores em meio à pandemia.
Atração: Banda do Irajá

Saiba mais:

Dia da Consciência Negra terá programação cultural especial a partir desta quinta

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

 

 

 

  

 

Maria Emília Portella

Andrea Brasil