Tesourinha acolherá população até a noite desta quinta-feira

19/05/2022 16:55
Pedro Piegas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Pessoas recebidas emergencialmente no ginásio serão depois encaminhadas para rede socioassistencial

Estruturado como ponto de apoio emergencial ao acolhimento de pessoas em situação de rua na onda de frio intenso desta semana, o Ginásio Tesourinha receberá moradores ainda na noite desta quinta-feira, 19, a partir das 18h. As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) começam a ação de desmobilização do espaço, a fim de encaminhar as pessoas acolhidas aos serviços da rede socioassistencial, como os abrigos, albergues e pousadas.

Ainda nesta noite, os acessos estarão disponíveis para banho, jantar e pernoite. A partir desta sexta-feira, 20, a estrutura permanecerá como retaguarda para ser acionada em caso de necessidade, mas a prioridade será pelo encaminhamento às vagas já existentes, em espaços com infraestrutura permanente. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, a estratégia é o acolhimento com encaminhamento. “Buscaremos direcionar o maior número de pessoas aos acolhimentos institucionais, garantindo mais segurança e proteção por mais tempo”. As duas primeiras noites da força-tarefa receberam 46 e 48 pessoas, respectivamente, no Ginásio Tesourinha. A partir de 4 de junho inicia-se a Operação Inverno com ampliação da oferta de vagas para acolhimento.

 

Evelize Fabrício

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes