Secretaria promove ação de conscientização para o Setembro Verde

17/09/2021 08:46

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, realiza uma ação no Largo Glênio Peres, nesta sexta-feira, 17, das 15h às 16h, para divulgar ações e mobilizar a comunidade pela conscientização sobre o Setembro Verde, mês escolhido internacionalmente para ações sobre as distrofias musculares. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim) e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa)

As distrofias musculares são consideradas doenças raras e a informação e conscientização são peças chaves para melhor qualidade de vida dos pacientes. A Aliança Distrofia Brasil (ADB) é a maior organização de abrangência nacional de pessoas com distrofia muscular no Brasil, e a Agadim é seu braço gaúcho na causa. O objetivo  é agregar associações, fundações e outras formas de movimento social, pessoas jurídicas representativas de pessoas com distrofia muscular e, com isso, mudar a história das distrofias. São doenças degenerativas, sem cura e que precisam de diagnóstico precoce e correto para que intervenções terapêuticas possam ser oferecidas aos pacientes.

“Há uma estimativa de que mais 105 mil pessoas tenham alguma distrofia muscular no Brasil e muitas chegam a óbito sem diagnóstico ou diagnóstico incorreto. Por isso é fundamental ações para divulgar a informação e conscientização sobre este problema”, destaca o secretário adjunto Paulo Brum.

O Comdepa tem as ações para uma melhor qualidade de vida das pessoas com DMD entre suas metas de trabalho. “O Setembro Verde é o mês para conscientizar da importância do diagnóstico precoce da Distrofia Muscular e os riscos desta grave doença. Cada passo importa”, observa o presidente do conselho, Nelson Khalil.

 

 

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes