Programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher começa neste sábado

20/11/2021 08:44

  

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Serviços gratuitos para mulheres da Vila Cruzeiro estarão disponíveis

Uma ação pelos direitos das mulheres leva informação e serviços à comunidade da Vila Cruzeiro neste sábado, 20. A atividade será na Rua Dona Helena, 100 (em frente à Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto Da Motta e Silva).  A iniciativa integra a programação pelos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e tem como objetivo conscientizar e compartilhar informação para combater e prevenir todo tipo de violência contra o público feminino.

A prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro de Referência da Mulher (Cram) da Secretaria de Desenvolvimento Social, é parceira do evento  promovido pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em uma realização conjunta com a Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS)  e o EmFrente Mulhe r- Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, do qual, além da Prefeitura de Porto Alegre também participam Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e sociedade civil. A  iniciativa deste sábado tem a participação também da Associação de Mulheres Solidárias da Grande Cruzeiro (Asmussol) e da União de Vilas da Grande Cruzeiro.

Serão oferecidas aos moradores da Vila Cruzeiro informações e orientações sobre os
direitos da mulher, da criança e do adolescente e a confecção gratuita da carteira de
identidade, além de instruções sobre como dar entrada com pedido de
medicamentos, DNA, pensão alimentícia, regularização de visitas, divórcio e demais
questões que envolvem a Lei Maria da Penha. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente.

“A participação da prefeitura neste evento ratifica o trabalho da coordenadoria e do Cram para fortalecer a rede de apoio e suporte às mulheres vítimas de violência. Ações como esta reforçam o engajamento no combate à violência em todas as suas formas”, destaca a coordenadora dos direitos da Mulher da SMDS, Fernanda Mendes Ribeiro.

Acolhimento – Por articulação do EmFrente Mulher, os municípios gaúchos passam a contar com a parceria da rede Accor de Hotéis para abrigar mulheres vítimas de violência. Em Porto Alegre os encaminhamentos serão realizados pelo Centro de Referência da Mulher 

Ativismo- Os 16 dias de ativismo (no Brasil comemorado durante 21 dias) é uma campanha iniciada em 1991 pela ONU, para mobilizar globalmente os países-membros para enfrentar a violência contra as mulheres. É uma campanha anual que inclui o dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Violência- De acordo com o último Anuário de Segurança Pública, a violência letal contra mulheres cresceu 0,7% em 2020, sendo que 81,5% foram mortas por companheiros ou ex-companheiros. A pesquisa aponta ainda que as ligações para a emergência de polícia militar aumentaram 16,3% no período – um chamado de violência doméstica por minuto – e o número de medidas protetivas de urgência concedidas cresceu 3,6%.

No Brasil, a mobilização pelo fim da violência contra as mulheres se inicia no sábado, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os 21 dias de ativismo têm como objetivo de conscientizar e compartilhar informações para combater e prevenir todo tipo de violência contra o público feminino.

Comitê -  O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado pelo Decreto 55.430/2020, tem como objetivo fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas. Tendo como premissa a atuação integrada, o comitê é coordenado pelo Programa Estruturante e Transversal RS Seguro, reunindo o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de oito secretarias de Estado.

Próximas edições das ações pelos 21 dias de ativismo
• 27/11, das 13h às 17h
Praça Esplanada - avenida João Antônio da Silveira, bairro Restinga, em Porto Alegre

• 3/12, das 13h às 17h
Eixo Baltazar do Centro Vida - avenida Baltazar de Oliveira Garcia, em Porto Alegre

Telefones importantes:

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Centro de Referencia de Atendimento à Mulher Vitima de Violência – Cram Márcia Calixto: (51) 3289-5110

Delegacia da Mulher de Porto Alegre: (51) 3288-2673 ou (51) 3288-2173

Defensoria pública (Núcleo Especializado de Atendimento às Mulheres Vitimas de Violência Doméstica e Familiar): (51) 3225-0777.

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes