Prefeitura e Defensoria Pública garantem transporte para adolescentes em oficinas
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) firmaram, na terça-feira, 9, um termo de cooperação que garante a execução do Projeto Chega Disso, iniciativa da DPE/RS voltada à educação em direitos e ao combate à violência de gênero para adolescentes atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
Por meio do acordo, o MunicÃpio vai assegurar o transporte público para que os jovens participem das oficinas na sede da Defensoria, utilizando o TRI Assistencial fornecido pela SMIDH. Serão entregues mais de 380 cartões, permitindo que adolescentes e jovens sem recursos financeiros possam frequentar os encontros. Cada turma contará com até 15 participantes, reunidos semanalmente durante um mês.
"Essa parceria demonstra o compromisso da prefeitura com a proteção integral de crianças e adolescentes. Garantir o transporte significa remover barreiras reais à participação, promovendo inclusão, acesso à educação em direitos e o fortalecimento de uma cultura de respeito e igualdadeâ€, afirma o secretário da SMIDH, Juliano Passini.
Projeto - O Projeto Chega Disso, coordenado pelos Núcleos de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) e da Mulher (Nudem), utiliza oficinas educativas como ferramenta de transformação social, abordando temas como masculinidade, respeito, igualdade de gênero e prevenção da violência. A iniciativa também oferece alternativa socioeducativa para remissão judicial e busca reduzir a reincidência de comportamentos violentos.
Bianca Dilly